quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Associação Naval 1º de Maio 1893 foi fundada no dia 10 de janeiro de 2014. Porque só veio à luz do dia quase 4 anos depois?..

... com o altíssimo patrocínio da Nossa Senhora das Eleições Autárquicas/2017?, foi a pergunta que colcámos nessa postagem.
Ao que parece, a questão colocada causou alguns incómodos.
Não sabemos porquê, porque realmente há sempre coisas para falar, quando há fundamento.
Via Marcha do Vapor ficamos a saber que o passado dia "24 de Agosto poderá ter sido o “Dia da Regeneração da Veneranda  Associação Naval 1º de Maio fundada no ano de 1893 com a apresentação dos Corpos Sociais da (Novel) Associação Naval 1º de Maio 1893 instituição recentemente criada que tem como objectivo principal e primordial devolver à Associação Naval 1º de Maio o “Prestigio de uma colectividade com 124 anos”, “Devolver o ecletismo aquele que foi dos mais ecléticos clubes figueirenses” e sobretudo “apoiar os jovens na prática das modalidades desportivas que escolheram como opção."
Contudo, ao contrário do que é dito,  a instituição em causa não foi recentemente criada.
Conforme se pode ver pelas imagens abaixo, foi fundada em 10 de Janeiro de 2014, num escritório notarial de Montemor-o-Velho.
Dois pontos a relevar: 
Primeiro: foi fundada há quase 4 anos, quatro, mas só em 2017, curiosamente ano de eleições autárquicas, veio à luz do dia.
Segundo: na Figueira não há notários? Porquê a escritura da constituição ter sido feita em Montemor-o-Velho?
Quem puder e quiser esclarecer, que esclareça. A nossa função é colocar perguntas pertinentes e baseadas em dados concretos e reais.
Se isso incomoda alguém, temos pena...



5 comentários:

Anónimo disse...

Porquê... Porquê só quatro anos depois. Admiro-me que o Senhor Agostinho sempre atento e bem informado não tenha tido a preocupação de investigar uma coisa tão simples e de tão fácil resposta. A Naval 1893 foi escriturada em 2014 para salvaguarda de todos os jovens que praticavam desporto no clube Naval 1º de Maio e Naval SAD pela razão que foi nessa data que esteve iminente a insolvência da Naval e Naval SAD devido aos Planos de Revitalização não estarem a ser cumpridos e a insolvência esteve iminente.
Não consigo ver a relação Naval 1893 Eleições, mas aí deve ser defeito meu.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

... então está tudo bem. Nem a Naval 1º de Maio, nem a Naval SAD estão insolventes, nem se esqueceram que em 2014, janeiro, a Naval 1983 havia sido criada quase 4 anos antes - em janeiro de 2014, repito. O facto de em outubo de 2017 haver eleições autárquicas foi, apenas, e só, mera coincidência. É que, por vezes, a realidade ultrapassa a ficção numa cidade conde raramente acontece alguma coisa de concreto...

Anónimo disse...

Agostinho bom dia;

Autentico serviço publico aquele que acabaste de publicar, assim como outros.
Por acaso não soube da noticia da apresentação, senão teria lá ido.
Ainda ontem em conversa com amigos, os questionava como poderiam estar inscritos na Associação Futebol de Coimbra se para a época 2017-2018 a filiação de clubes e inscrição de equipas decorreu até 30 de Junho, podendo ter uma prorrogação de uns dias mediante pagamento de multa.
Mas essa questão da escritura ser feita em Montemor-o-Velho até compreendo, quando precisei de fazer escrituras lá foi sempre mais rápido. Lá atrás por 1980/1990 era Ansião que lavrava no próprio dia.

Mas realmente na apresentação faltou muito esclarecimento (propositado ou não, o tempo dirá), tal como esse, que deveria ter sido dito logo ao abrir. Ficou por informar onde vão jogar, onde vão treinar, como e com quem chegaram a acordo para as equipas jovens terem ficado com eles, quem são os patrocinadores se já os tiverem, onde encontrar proposta para adesão como sócio, etc.

Vamos deixá-los trabalhar, pior do que está é impossível.
Como antigo praticante e simpatizante, nunca fui sócio porque ninguém me deu alguma vez uma proposta, como desportista da Figueira gostava que desse certo.
O que me trás algum receio é na realidade a falta de experiência como dirigentes desportivos daquele grupo. Olhando o grupo quem tem alguma vez já foi dirigente?
Dirigente desportivo não é só na minha perceptiva o "calcanhar de Aquiles" desta Naval, mas sim a nivel nacional.
Abraço
Pimentel

Anónimo disse...

E porque na reunião do CAE aquando da apresentação da direcção não se informou isto?
Já não se está a começar bem, mas vamos acreditar.

Anónimo disse...

“A Naval 1893 foi escriturada em 2014 para salvaguarda de todos os jovens que praticavam desporto no clube Naval 1º de Maio e Naval SAD pela razão que foi nessa data que esteve iminente a insolvência da Naval e Naval SAD devido aos Planos de Revitalização não estarem a ser cumpridos e a insolvência esteve iminente.”
A única justificação seria o registo do Nome/Marca Naval 1893.
Do mais que refere não se vislumbra nada que pudesse ficar salvaguardado com a criação da associação em função dos processos de Insolvência e PER (ou que não pudesse ser feito mediante a criação de uma associação na altura em que tal ocorresse).
Ou então foi para salvaguarda de mais alguma coisa (não estou a dizer que ilegal ou incorrecta) e por isso o silêncio.
Com todo o respeito penso que é isto.