sexta-feira, 9 de junho de 2017

Costa de Lavos, a Aldeia...

...da Praia Pedagógica, 
Ontem, pelos vistos, foi um dia em cheio para a Costa de Lavos.
Foi dia de a Casa dos Pescadores, entidade promotora da primeira praia pedagógica do país, apresentar uma nova iniciativa: "COSTA DE LAVOS - ALDEIA DOS JAQUINZINHOS"Serviu, também, para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos e proceder ao hastear da bandeira de Ouro da Quercus (prémio atribuído as águas balneares classificadas como tendo qualidade de ouro, com base na informação pública oficial disponibilizada pela APA).
Ontem,  a Praia Pedagógica completou dois anos de existência e a Escola Primária da Costa de Lavos foi visitar a Aldeia, numa iniciativa conduzida por Hugo Duarte, que transmitiu aos mais novos noções importantes sobre a natureza e também dados históricos e culturais sobre a Costa de Lavos.
A Praia Pedagógica é um projecto inovador que já recebeu mais de 3000 visitantes desde que foi criada. Em declarações à Foz ao Minuto, Hugo Duarte geógrafo e animador turístico responsável pela Praia Pedagógica, afirmou que «este é o único projecto pedagógico no país que permite às crianças o contacto com pescadores , com espécies marinhas e também ecossistemas costeiros», relembrando também que «não há mais nenhuma praia pedagógica no mundo».
«Das 3 mil crianças que vieram participar nesta iniciativa, muitas delas tiveram o seu primeiro contacto com peixes vivos, e admiração delas pelos saberes do mar é enorme, até porque muitas o contacto que tinham com peixes era livresco. As crianças que participam na praia pedagógica, são as primeiras no país (sem ser os filhos dos pescadores) a contactar directamente com os homens do mar e ter conhecimento acerca dos saberes do mar»- disse ainda Hugo Duarte.

...da Aldeia dos Jaquinzinhos
A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos, apresentou ontem, uma nova iniciativa: "COSTA DE LAVOS - ALDEIA DOS JAQUINZINHOS".
José Pata, afirmou à Foz ao Minuto «que a Aldeia dos Jaquinzinhos consiste num «novo projecto também da Casa dos Pescadores, no qual se pretende dar a conhecer a Costa de Lavos, terra de pescadores e aproveitar a cultura e a identidade da aldeia, exemplo da arte Xávega e da abundância de peixe».
Esta transformação surge numa altura em que as novas leis permitem que se pesque o jaquinzinho. Para o dirigente associativo, «o jaquinzinho não é só a parte culinária, pretende também dar-se a conhecer tudo aquilo que é a vida do pescador».
O jaquinzinho é um carapau muito pequeno que, geralmente é comido frito e inteiro. É muito apreciado por todo o Concelho da Figueira da Foz.

... e da avenida com areia

Cerca das 12 horas, ontem, foi hasteada a Bandeira do Ouro na marginal frente à Praia, numa cerimónia que contou com a presença do vereador Carlos Monteiro e do chefe de Gabinete do Presidente João Ataíde, Tiago Castelo Branco.
Por mero acaso, pois ontem fui almoçar à Costa de Lavos, passei pelo local e vi aquilo que o Manuel Mesquita deixou registado no facebook.
"O vereador e o chefe de gabinete foram, assistiram e puseram os pés na areia, não da praia, mas a que cobre a avenida quase completamente. E ainda dizem que há falta da dita (areia)!"

Sem comentários: