sexta-feira, 7 de abril de 2017

PS figueirense ao rubro... (II)

Como já demos conta aqui, Rui Duarte fez na Assembleia Figueirense, a apresentação da sua candidatura a candidato a candidato à junta de freguesia de Buarcos/S. Julião.  Os estatutos dizem que se existirem dois candidatos, que estes devem ser votados em eleições da secção ou secções, neste caso nas de Buarcos e São Julião. 
Dado que José Esteves, o actual presidente, também já se assumiu candidato a candidato, a batata quente está nas mãos da Comissão Nacional.
Ao que tudo leva a crer, José Esteves, está a apostar na jogada da vitimização. 
Recuando no tempo,  segundo uma fonte por nós ouvida, "nas primeiras eleições disse que só iria fazer um mandato. Depois,  que só fazia só mais este mandato. E, agora, quer continuar a todo o custo. Está agarrado como a lapa ao penedo."
Segundo ainda o que apurámos, Hugo Pires (secretário nacional para a Organização do PS)  tentou "comprar" Rui Duarte. Ofereceu-lhe vários lugares. Contudo, Rui Duarte resistiu, dizendo "que tinha profissão e que não estava à venda."
Ao que parece, pelo menos neste momento, José Esteves não está interessado em ir a votos com Rui Duarte. Carlos Monteiro, João Portugal e João Galamba é que estão a fazer pressão sobre o actual presidente da junta de Buarcos/S. Julião, para este se manter como candidato a candidato. Em causa estão também as eleições para a Concelhia, a seguir às autárquicas. Tudo aponta para que o candidato seja Carlos Monteiro e a eleição de José Esteves é a que melhor serviria a sua candidatura.
Sabemos que Hugo Pires, ligou na passada quarta-feira, de manhã, para a Figueira a pressionar para demover  Rui Duarte a candidatar-se, caso contrário a Nacional avoca o processo e o candidato é  José Esteves. 
E, caso o actual presidente perca, estão já encontrados os "bodes espiatórios". A culpa recairá sobre os apoaintes de Rui Duarte.
Nesse caso, a confirmar-se este cenário, assistiríamos no PS concelhio "a uma gande purga"?
Segundo os apoiantes de Rui Duarte, José Esteves sabe o que está a fazer. "Encarnou o papel de vitima, faz passar a imagem da pessoa humilde, o pescador", enfim  criou um "boneco" bem construído. 
Será que vai conseguir levar a água ao seu moinho, mais uma vez?

Ana Catarina Mendes, no domingo, na Assembleia Figueirense, no seu discurso teve uma pérola preciosa: "as listas de independentes, são o maior atentado à democracia e à cidadania, porque o único objectivo que os move é enfraquecer os partidos."
Pelos vistos, parece que não é bem assim. Pelo que se passa no PS figueirense, são os partidos que se enfraquecem a si próprios.
Não precisam de mais  ninguém...

1 comentário:

... disse...

A conclusão ambidextra é excelente, mas pouco objetiva. Mas não são os partidos que se enfraquecem... A democracia é que se tornou uma coisa do passado. Passou a ser interna, intestinal... E tudo passou a cheirar muito mal! Acontece que as hostes suprapartidárias também elas esclerosadas, apesar de aparentarem ser uma pseudo juventude, à Galamba, Portugal e Afins, olham para a Figueira como um reduto provinciano de pescadores e só as varinas é que mandam na panela... Meninos! Andam míopes... Os tempos mudaram e a Figueira, esperemos, no futuro, que enterre esses fantasmas grotescos.