quarta-feira, 5 de abril de 2017

Política figueirense: a silly season fora da época... (X)

Via AS BEIRAS, de hoje:
 "O autarca socialista Rui Duarte (número dois do executivo da Junta de Buarcos e São Julião, presidido pelo recandidato José Esteves) mantém a determinação de se apresentar, hoje, à noite, na assembleia de militantes das secções de Buarcos e da Figueira da Foz como candidato a candidato do partido à presidência daquela freguesia urbana. A sessão realiza-se na Assembleia Figueirense. Isto não obstante a conversa que teve, ao final da tarde de domingo, com dirigentes nacionais do PS, que se deslocaram à Figueira da Foz para uma ação de formação para candidatos às eleições autárquicas. Ao que o Diário As Beiras apurou, foi transmitido a Rui Duarte que o candidato à Junta de Buarcos e São Julião é José Esteves, como ficara, aliás, determinado no congresso nacional do partido. Portanto, o PS determinou que os autarcas que manifestem disponibilidade para se recandidatarem serão os candidatos naturais, e José Esteves já disse ao PS que é recandidato. No entanto, o jovem político não desarma, e até já foram criadas, no Facebook, duas páginas de apoio, sob o lema “Uma cidade para o futuro”
Os estatutos do PS permitem que qualquer militante que reúna as condições para o efeito possa apresentar-se como candidato nos respetivos órgãos, numa espécie de eleições primárias internas. O resultado da votação, contudo, não é vinculativo, uma vez que as instâncias superiores do partido (as direções distrital e nacional) podem avocar a escolha do candidato indicado pelas estruturas locais. Por sua vez, a Concelhia pode validar ou rejeitar o resultado da votação nas secções. Contactado pelo Diário As Beiras, Rui Duarte não quis prestar declarações. J.A."

Via OUTRA MARGEM, de  23 de fevereiro de 2017
O segundo round entre José Esteves, o presidente da junta de freguesia de Buarcos/S. Julião, que pretende recandidatar-se,  e Rui Duarte, que lhe quer ocupar o lugar, vai realizar-se em breve...
João  Portugal e João Galamba são os elementos que mais pressão fazem em Lisboa para reconduzir José Esteves a um terceiro mandato à frente da maior freguesia do concelho da Figueira da Foz.
Tudo isto ainda está no segredo dos deuses do PS local, para evitar fugas de informação e alarme nas hostes do PS local.

NOTA.
Não se admirem com a minha intuição. 
Não pensem, porém,  que tenho mais um sentido que o comum dos normais - seria o sexto! 
Tudo isto é simples de explicar: a minha intuição resume-se apenas à expressão de um cálculo de probabilidades que a experiência, e alguma informação privilegiada a que temos acesso por fontes credíveis,  nos fornece.
O segredo, é que, alguns, apuram o resultado da equação mais rápido que outros. 
Esta, é a minha intuição!
O futuro disse de sua justiça. Não há nada como aguardar serenamente.
Mais cedo do que tarde, a verdade, tal como o azeite, vem acima. 
Mais uma vez: dever cumprido e consciência tranquila.
A terminar: compreendi, como compreendo sempre, a estratégia política dos actores políticos, como foi neste caso, a intervenção do Luís Ribeiro.

O jogo também fez parte da minha aprendizagem. É ele que nos permite um avaliar das situações para idealizarmos a estratégia adequada para o que pretendemos que se concretize. 
É aí que também reside o campo de testes, que  permitirão adquirir o lastro para voos maiores. Como é caso, espero, do Luís Ribeiro, pois a Figueira não tem assim tantos valores que possa dispensar o seu contributo.

Sem comentários: