sexta-feira, 7 de abril de 2017

"O Euro, a dívida e a banca". Ontem à noite, o Café Nau teve sala cheia para ouvir Carlos Carvalhas

foto António Agostinho
Com Portugal fora do euro, a dívida ficaria mais barata porque seria paga numa “moeda desvalorizada"
Esta foi uma das opiniões expressas ontem à noite numa sessão realizada no Café Nau, com a presença de Carlos Carvalhas, Economista e membro do Comité Central do PCP.
Para o PCP, sair do euro não é uma questão ideológica mas sim económica. “O euro é uma moeda que não tem em conta a racionalidade económica, que nos cria dificuldades. É uma moeda muito simpática, é evidente, porque podemos ir aqui a Espanha e a França, e não temos de fazer câmbios. Mas é uma moeda muito cara. É uma moeda que nos obriga a ficar dependentes dos mercados, mesmo para pagamentos internos," disse ainda Carlos Carvalhas, antigo secretário-geral do PCP.
O orador, porém, deixou claro que não existe conflito com o actual governo da "Geringonça", ao frisar que “não é determinante deixar a moeda única para apoiar o actual Governo”.
Carlos Carvalhas sublinhou ainda o que faria, caso o PCP estivesse no Governo e pretendesse levar avante o plano para sair do euro: começaria  por colocar a questão na União Europeia e no Banco Central Europeu, considerando que “não é tão esdrúxula assim uma vez que o BCE já fez estudos sobre as consequências da saída de um país”.
Quanto ao vínculo europeísta do PS, Carvalhas diz que “o tempo se encarregará de desvanecer as ilusões federalistas do PS”.
Carvalhas apontou a situação antes e depois do euro. Antes, "o Orçamento do Estado fazia alguma redistribuição, o que não acontece agora: no Orçamento Comunitário essa redistribuição é prticamente ineixistente.
A Alemanha tem todos os benefícios e os outros têm de pagar a factura".
A CEE, na opinião de Carlos Carvalhas, "não tem solução para isto: é uma questão de tempo". Seria necessário, "8 ou 9% do PIB da Alemanha para para que houvesse alguma redistribuição no Orçamento Comunitário". Na sua opinião, "isso nunca irá acontecer".
A propósito da situação vivida pela banca o orador referiu algo interessante e que faz pensar: "o BCE é o único banco que se encontra impedido de emprestar aos Estados, só indirectamente - e isso só aconteceu depois da crise".
Na opinião do membro do Comité Central do PCP que esteve presente ontem à noite no Café Nau, "um partido responsável tem a obrigação de avisar o seu Povo e preparar-se para o pós euro.  Saindo a Itália adeus euro". Depois, "o que sai em euros de dividendos e juros da dívida pública é uma brutalidade. Já somso contribuintes líquidos"
No contexto actual, na sua opinião, o Banco de Portugal tem um papel praticamente irrelevante, assim como "uma junta de freguesia do BCE".
Na opinião de Carlos Carvalhas, "Portugal não tem futuro no euro, onde  austeridade, quer dizer concentração de riqueza".
Isto é: "as regiões ricas, ficam cada vez mais ricas..."

Sem comentários: