sexta-feira, 10 de março de 2017

Duna entre o Cabedelo e o campo de futebol vai ser reconstruída. A obra, ao que apontam as previsões, estará concluída antes da época balnear

A obra de defesa costeira da freguesia de S. Pedro, que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) lançou a concurso em área fora da sua jurisdição, vai avançar e estará concluída antes da época balnear, disse fonte portuária.
A intervenção inclui a reconstituição da chamada duna do Cabedelo – uma duna artificial, um paredão entre o início do molhe sul do rio e um campo de futebol, construído na década de 1960 para protecção de um antigo bairro de pescadores que ali existia e hoje coberto de areia, anexa ao areal – e a construção de um muro de suporte e enrocamento adjacente ao molhe sul do porto comercial, bem como de acessos à praia do Cabedelo.
Em declarações prestadas ontem à agência Lusa, a que tivemos acesso via Figueira TV, no final de quase três horas de reunião entre a autarquia da Figueira da Foz, a APA e a administração portuária, o presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), Braga da Cruz, disse que a intervenção “é para ficar concluída até 15 de junho”.
“Foi importante esta reunião, confirmámos a sintonia entre todas as entidades face ao projeto concreto, que reúne condições para ir para o terreno”, adiantou Braga da Cruz, remetendo mais explicações sobre a obra costeira para a Agência Portuguesa do Ambiente.
A obra, que foi alvo de concurso público (cujo prazo de recepção de propostas terminou em janeiro e que, segundo fontes da autarquia, já foi adjudicada), foi um dos temas da reunião hoje realizada, tendo a APA apresentado o projecto à administração portuária, que tem a tutela daquele território e o desconhecia.
“Também tinha de ser apresentada à administração do porto, na medida em que ainda mantém a tutela sobre aquele espaço”, disse, por seu turno, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde.
O autarca disse ainda desconhecer os prazos da obra e não se mostrou preocupado que esta possa vir a decorrer na época balnear, numa das praias mais concorridas da Figueira da Foz, à qual afluem milhares de pessoas por dia.
“Acho que a intervenção será imediata. Normalmente, há sempre essa cautela [com o calendário], nunca se fizeram obras no decurso da época balnear. Mas, para o que [ali] está, tudo o que se possa vir a fazer seguramente que fica muito melhor”, argumentou.
No entanto, a anunciada intervenção, cujo projecto não foi tornado público, tem vindo a causar apreensão nos utilizadores da praia do Cabedelo – um dos principais destinos nacionais para a prática do surf – e nos concessionários da zona, quer em relação à tipologia dos trabalhos, quer sobre o calendário da obra.
Em causa está o receio de que a reconstituição dunar possa vir a ser efetuada com a retirada de areia da própria praia – a exemplo do que sucedeu em 2015, na construção de uma duna artificial, poucos quilómetros a sul do Cabedelo, que tem vindo a ser destruída pelo mar nos dois últimos invernos – e também que o próprio muro de proteção tenha efeitos negativos na onda preferida dos surfistas da zona.
Questionado pela Lusa à saída da reunião, o vice-presidente da APA, António Sequeira Ribeiro, recusou falar sobre o encontro de hoje e aspectos relacionados com a obra.
“A APA não tem problemas [em prestar declarações]. Eu é que não quero falar”, declarou.

Sem comentários: