quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As campanhas eleitorais

Daniel Santos, no jornal AS BEIRAS.
"O Presidente da República reuniu à sua volta os presidentes de câmara de todo o país para a comemoração dos 40 anos do poder autárquico. O evento foi aproveitado para sublinhar a adjudicação de mais poderes às autarquias segundo um modelo que o Governo anunciará em breve, alegadamente no respeito pelo princípio da subsidiaridade.
Constata-se porém que, não se encontrando vinculado a um órgão de ordem superior, devidamente eleito directamente pelos cidadãos, o modelo utilizado tem permitido que, de uma forma desregulada, se mantenham ao longo dos anos as decisões avulsas sobre a materialização de infraestruturas e equipamentos sempre numa lógica local, com proliferação de soluções equivalentes em concelhos próximos, como é o caso do Centro de Artes e Espectáculos na Figueira e do Convento de S. Francisco em Coimbra. Ou de infraestruturas regionais, como é o caso da Metro Mondego que, para além de não passarem do papel, induzem enormes constrangimentos, com consequências na funcionalidade regional que já vêm do passado e se projectarão do futuro.
A falta de vínculo de projectos regionais estruturantes junto de um órgão verdadeiramente legitimado pelo voto popular conduz à prossecução de soluções avulsas de rápida materialização para satisfação dos interesses eleitoralistas dos autarcas. E a administração central continua a não querer abrir mão da faculdade de distribuir tarefas e meios da forma que mais convém ao partido que está no poder."
Nota de rodapé.
Muitas vezes, ficamos impressionados por pessoas inteligentes e honestas descambarem, como dirigentes políticos, em trejeitos, tiques, erros e baixezas que, se estivessem fora da política, seriam os primeiros a repudiar e a criticar.
A metamorfose, a meu ver, não resulta da necessidade de se degradarem para chegar ao «povo»
Como é óbvio, «o povo» só vagamente será para aqui chamado. 
Nas campanhas eleitorais, os políticos andam de almoços para jantares, almoços e jantares esses em que há enorme renitência em que se fale no princípio.
Têm que esperar, por vezes horas, depois de refeições pesadas e à portuguesa. Lá para o fim, fala uma longa série de oradores: o presidente da jota, o presidente da concelhia, o mandatário local, algum convidado especial e o candidato. 
Depois, é sair à pressa para  outra refeição para fazer a mesma coisa. 
Nos intervalos, visitavam-se as feiras e os mercados obrigatórios. 
As campanhas eleitorais são isto. Tudo tem de ser programado: não se podem esquecer as visitas a instituições empresariais, a "lobbies" locais, a eventos que coincidem com a campanha e que têm "gente"
E discussão de projectos e de ideias, perguntam vocês?..
Nada, zerinhos...

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