quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Boys e girls: a Figueira não é excepção...

As barracadas têm-se sucedido na Figueira!
Todos nos lembramos ainda do caso Anselmo Ralph...
Agora, é o caso do cais da sardinha, que nunca foi cais, mas, sim, como a foto da década de 50 do século passado demonstra, praia da sardinha!..
Quando é que o nosso concelho ao eleger cidadãos, em listas de partidos políticos, para o representar e gerir o seu destino, deixa também de "eleger" uma panóplia de boys e girls impreperados, que fazem carreira nas estruturas partidárias das forças políticas que têm ganho as eleições na Figueira?..
Na Figueira, o mérito e a experiência, não contam.
Importante é ser ser-se amigo dos que mandam.

Todos os executivos liderados pelo PS e pelo PSD foram assim...
Muitos favores político partidários foram pagos à custa do erário público...
É por isso que não me surpreendem estes e outros casos.
Isto, no fundo,  simboliza  aquilo que a sociedade figueirense corporiza hoje em dia.
E fomos nós todos que contribuímos para termos chegado "ao estado a que, por cá,  isto também chegou..."
Porque votámos (e continuamos a votar...) em pessoas que pensam sobretudo no seu umbigo, com promessas de mundos e fundos, mas que acabam a governar para satisfazer clientelas, - alguns dos que ajudaram os líderes a desbravar terreno nas duras campanhas eleitorais.

Enquanto isso, a taxa de desemprego no concelho da Figueira continua a liderar a nível distrital!..
E, esse número, são pessoas reais, de carne e osso, que passam dificuldades.
Alguns, talvez muitos deles, com imensos sacrifícios e mérito, tiraram um curso a sério...
Todavia, na Figueira, o mérito,  sobretudo na esfera da Administração Pública, mas não só, foi sempre coisa para tolos.
Desde concursos públicos, onde o seleccionado já estava escolhido no início, passando pelas nomeações políticas, tudo acontece...
Foi por aqui, entre uma coisa e outra, que ao longo da minha vida, assisti aos benefícios, pagos com o dinheiro de todos, a serem usufruídos por uma minoria...
Na Figueira, tem sido assim: a podridão tem reinado, quando o que seria de exigir de uma cidade e de um concelho gerido por gente decente, era a transparência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo com alguma generalização... boys de todos os quadrantes sempre existiram ,uns bons, outros maus ( a maioria!!), resta é perceber porque é que a Fig. Foz, tem sido desgraçadamente governada, sobretudo nestes últimos mandatos do PS.

Não basta apontar incompetência, compadrios, os "lugares "comuns" assumidos a quem naturalmente é incapaz de gerir os interesses de uma autarquia, mas com a gravidade de alimentarem de forma circense o "pão"

Acima de tudo é perceber porque é que a estupidificação em massa em época de escrutínio, resulta no voto tendencioso de serem sempre os mesmos !

Será que votam no menos mau, ou no menos pior??

A falta de uma consciência para o exercício da cidadania é revelador do estado em que a Fig. Foz chegou... todos falam mal, mas ninguém aponta uma solução.

Naturalmente quem governa, não gosta de quem pensa fora da caixa...



Anónimo disse...

A alternativa é possível!!

Anónimo disse...

Lamentavelmente vai ficar assim?

Fala a voz da experiência, porque na minha pacata aldeia o "maior" da freguesia lá na década 90 entendeu dar nome às ruas. Uma atitude de aplaudir, só que como quase todos os "bons" políticos entendeu ouvir um só cidadão. Este camarada que escreve estas linhas não concordou com o nome da rua/estrada principal e recolheu assinaturas num abaixo assinado junto de 99% dos habitantes, (faltou como devem entender o tal cidadão já escutado pelo "maior").

Meus amigos, vos digo que fui mais de 50 vezes na CMFF, fui a mais de 10 reuniões de Câmara (se fosse hoje não o conseguia, kkkk), mas um dia ao fim de 5 anos a rua mudou de nome. Se fosse hoje, mesmo retirando o atual cenário político local eu não me teria metido naquele imbróglio, daí o afirmar que: "Lamentavelmente vai ficar assim".

Mas meus amigos temos que reconhecer que é preciso imaginação para transformar uma praia num cais, isso não é para todos, até porque praia/areia/mata a Figueira já tem demais.

Abraço

Pimentel