quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Gosto de espaços alindados, bem tratadas e cuidados. É só cirandar um pouco, que os encontramos por este concelho afora e adentro, onde menos se espera... A Lagoa da Vela é disso um óptimo exemplo!..

Quem é que diz que, nesta altura, não há coisas lindas na natureza? Bem sabemos, que  este tempo não está para flores, mas a natureza é generosa e sempre linda!  São as flores do tempo e estão aí para que possamos sorrir... Apesar do tempo que passa estar mais para politiquice do que para flores!..
A Lagoa da Vela, situada em Bom Sucesso, Figueira da Foz, está abandonada, poluída e assoreada há décadas. 
A morte de peixes é habitual.  
Uma dádiva da natureza, que apenas precisava de ter sido cuidada ao longo dos anos continua a definhar.
Em 2010, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, defendia que a requalificação da lagoa da Vela devia ser liderada pelo município, junta de freguesia do Bom Sucesso e Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC).

Anos antes, era o golfe. Em 2004, a autarquia da Figueira da Foz queria ser esclarecida pelo Governo acerca da viabilidade do campo de golfe da Lagoa da Vela, sob pena dos promotores desistirem do projecto.
Como nada se faz, em anos de eleições autárquicas criam-se associações de defesa da Lagoa de Vela (foi assim, por exemplo, em 2013...) compostas por muitos  ex-autarcas, também eles responsáveis pelo abandono dos equipamentos.

Este ano, mais uma vez, foi assim com a criação de mais uma associação, esta composta por ex-autarcas do Bom Sucesso e Ferreira-a-Nova.
Entre os seus membros está apenas uma mulher e não existem jovens!..
Vamos ver se não será, apenas,  rampa de lançamento para as próximas próximas autárquicas?

Para quem não entenda a insignificância das Juntas de Freguesia, aqui está um belo exemplo... 
Temos é de nos concentrar no essencial.
Mas, para isso, era preciso que houvesse a coragem de lutar contra o lobby instalado nos paços do município, onde se decidem os investimentos megalómanos, em vez de se preservar o nosso património e riqueza natural.

Sem comentários: