terça-feira, 4 de outubro de 2016

E se devolvessem a beleza à Figueira?..

Foto  António Agostinho. Mais fotos aqui.
Passear pelas praias, na outra margem – que é onde adoro estar, apesar de ir, quase todos os dias, à cidade... - e não ver as torres da avenida marginal, no outro lado, é impossível!
Aliás, estes imponentes marcos da paisagem figueirense, constituíram a única forma de estragar aquela paisagem magnífica. São verdadeiros marcos que pontilham este horizonte e o marcaram, espero que não para sempre...
Até parece que na Figueira, o bonito é chato.
Mas, pela amostra acima, mais chato, ainda, é ser feio.  
Venceram-nos pelo cansaço.

1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

Hoje consegui ter tempo para ler os últimos posts deste prolífero blogue. Assim, e ao “sabor da pena” aqui deixo algumas impressões:

PENICHE: Assinei uma petição contra a pretensão de converter o forte de Peniche num hotel na esteira do que foi realizado no prédio em Lisboa, sede da PIDE. O Forte de Peniche é talvez a mais simbólica prisão política do regime fascista onde muitas centenas de portugueses sofreram inauditas sevícias por lutarem pela Liberdade e uma vida melhor. Aí estiveram portugueses que sofreram as prisões de Salazar durante 10, 20 e até 23 anos! Poupo as estórias sobre os resistentes e a sua bravura. Com regularidade vou a Peniche, gosto da terra, aprecio as suas gentes e a sua gastronomia. Mas, visitar o forte de Peniche e o seu pseudo Museu da Memória é uma dor de alma. A Câmara e o Estado não investiram num verdadeiro Museu da Memória e o local é deprimente de tão bacoco e sem ideias. A forma como ali se “guarda” a memória dos resistentes é "cabra" e "badalhoca". Se é para continuar como está, mais vale construírem a porra da Pousada. Não consigo conter a raiva (e as lágrimas, não tenho vergonha de confessar) ao evocar os que lutaram e morreram pela Liberdade.

CAVACO: terei que "nascer duas vezes" para aprender a arte de enganar o fisco que tem este espertalhaço! Segundo o jornal Público, os dados que o ex- Presidente da República enviava para as finanças "não eram verdadeiros". Eram "dados errados quanto à casa, a sua área e características, que fizeram cair para perto de metade os impostos por ele devidos", escreve o jornal. O desplante travestido de moralidade e exemplo impar, num exemplo único da mentalidade bafienta do salazarismo.

ONU: A eleição do S G da ONU é uma treta. Simula-se um processo democrático a fingir e depois é eleito o candidato que eles (os donos do Mundo) querem. Acorrida para secretário-geral da ONU é cada vez menos Kristalina… E ainda ficámos a saber que os Vasconcelos (não acabaram), pois um tal de Mário Davis, ex deputado europeu e ex-assessor de Durão Barroso (óbvio!!),artífice da candidatura concorrente de Guterres, veio agora dizer que não aceita lições de patriotismo de ninguém. O que nos deve chocar é o silêncio do PSD, do CDS, e de todos os partidos do PPE, numa manobra da Alemanha merkelizada quiçá com a negociada concordância ou não hostilidade de Washington.

MÁRIO WILSON: quantas vezes te vi jogar, velho “Capitão”! Eu era um miúdo, que acompanhava o pai e os irmãos para ver a Académica. Mais tarde compreendi que ser da Académica era ser do partido onde todos nós que acreditávamos no futuro, militávamos, como foi naquela inolvidável tarde de 1969, no Jamor, na final da taça de Portugal.

O GROTESCO: Sérgio Sousa Pinto, o “jovem” do PS que me consegue colocar à beira de um ataque de nervos. Há um ano, empertigou-se como nunca contra o acordo do PS com a esquerda. Reapareceu agora e em força, nas páginas do SOL e do Expresso, jornais sempre atentos aos bons espíritos que se erguem em defesa dos 8618 milionários ameaçados pelo saque da extrema esquerda - :“É caricato, deprimente e assustador debater uma alternativa ao capitalismo. Este regresso a 75 é grotesco”. Tivesse ele alguma coisinha de esquerda.

FIGUEIRA: A ligação de Mira a Quiaios é uma estrada? Já foi. Na realidade a culpa morre solteira. Ninguém sabe de nada, ninguém ouviu nada, ninguém viu nada. O abandono e o desmazelo são a imagem da “Marca Figueira”.

O comentário de João Paredes, no facebook, a uma foto de António Flórido, é absolutamente demolidor. Penso, penso que se trata do líder da concelhia do PS. A ser a mesma pessoa concluímos que Ataíde será o candidato do “vazio”. Ou seja, haverá Partido Socialista na sua campanha? Esse comentário ultrapassa a divergência política.

Finalmente, um comentário a uma fantástica fotografia de um post intitulado:” Três anos depois da derrota do Miguel...”. A imagem da desolação na derrota. Excelente fotografia!