sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O parque de estacionamento coberto da praça do Forte: 130 lugares. 10 + 5 + 19 estão permanentemente reservados!

"O parque de estacionamento coberto da praça do Forte, integrado no projecto de regeneração urbana da zona do Forte de Santa Catarina, foi inaugurado no verão de 2013. É grátis e tem capacidade para 130 lugares.
A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) foi um dos parceiros da Câmara da Figueira da Foz para o projecto global, financiado, em cerca de dois terços, por fundos europeus.
A administração portuária, proprietária do terreno, ficou com 10 lugares. Por sua vez, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Polícia Marítima (PM) celebraram protocolos com a autarquia, ao abrigo dos quais a primeira força de segurança tem direito a cinco lugares e a segunda a 19."

Nota de rodapé.
Há quem diga, e eu sei bem porque o dizem, que os munícipes são todos iguais.
Pelo exposto nesta notícia do jornal AS BEIRAS, percebe-se que não é bem assim.
E, na Figueira, no que ao estacionamento diz respeito, não é bem assim em muitos lados.
Por exemplo, um cidadão que queira assistir a uma reunião camarária ou da assembleia municipal, se for em transporte próprio e deixar o carro no parque junto à câmara, tem de pagar. E isso coloca, desde logo, um problema: é que nunca se sabe bem o tempo que essas reuniões demoram...
Os membros da câmara e da assembleia, porém, estão isentos desse pagamento. 
Para incentivar a participação cívica dos figueirenses na vida da sua cidade e do seu concelho, não haveria uma maneira de criar um protocolo para facilitar essa benesse aos cidadãos que fossem participar ou assistir às reuniões de câmara ou da assembleia?
Claro que, eu, ingénuo como sou, não estou  sequer a admitir que isso possa não vir a acontecer por calculismo da outra parte.
Isto é, daqueles que não estão interessados na participação democrática e cívica dos cidadãos figueirenses.  

Sem comentários: