sexta-feira, 6 de maio de 2016

Parabéns Rui...

Os meus parabéns não são dados apenas por o Rui defender a transparência e por o dizer claramente.
Dava também os parabéns a outros se tivessem tido transparência nas opções que tomaram.
A reorganização dos serviços do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego gerou receios e protestos em São Pedro e na Marinha das Ondas que são perfeitamente legítimos por dois motivos.
Em primeiro lugar, nos últimos anos habituámo-nos a diversos tipos de reestruturações, reorganizações e outro vocabulário da novilíngua da cartilha do ultraliberalismo, ser utilizado em processos que levaram ao encerramento de serviços públicos essenciais: linhas ferroviárias, centros de saúde, serviços de socorro e emergência, etc. Por vezes, com consequências trágicas para pessoas e para a sociedade.
Em segundo lugar, é obrigação de organismos públicos, como o ACES, a implementação processos totalmente transparentes quando se altera a qualidade ou a organização dos serviços prestados às populações, especialmente em regiões onde existem problemas de mobilidade, isolamento ou envelhecimento populacional.
Hoje em dia já não há desculpas para não comunicar claramente com as populações.
Existem assembleias municipais e de freguesia onde o contacto com os representantes eleitos e com as populações pode ser directo, a prática de sessões de esclarecimento também ajuda muito a melhorar a transparência e as redes sociais são hoje um eficiente complemento de comunicação.
Se não é de encerramento de que se trata, o ACES não deve recear o contacto com populações e eleitos.

Sem comentários: