quinta-feira, 14 de abril de 2016

Para quando a criação do Dia do Covagalense?

Capitão João Pereira Mano, um covagalense
cuja memória nunca deverá ser esquecida
Um dia é uma personagem com identidade própria. 
Tem alma. 
É uma maneira de ser. 
É um modo.  
É como uma personagem das nossas vidas. 
Cria uma onda. 
Tem uma cadência própria. 
Há dias extraordinários, horríveis. 
E há dias felizes.


Nota de rodapé:
Confesso que me é indiferente, se a expressão das ideias que há praticamente 10 anos por aqui vou partilhando, agrada, desagrada ou vai de encontro ao que pensa o resto da manada. 
Contudo, isso não impede que tenha consideração e estima por quase todos. 
Era o que mais faltava: se eu posso ter - e tenho - a minha opinião, só tenho que apreciar a franqueza dos outros, mesmo que discorde do conteúdo das suas opiniões.
Para isso, é claro, é necessária esta coisa simples: que tenham opinião com ideias e conteúdo...
Compreendo perfeitamente, que ande por aí gente sedenta de protagonismo, que não diz o que pensa, porque não está para arriscar a ausência da ribalta num qualquer evento que se vá realizando, por ali ou por aqui... 
Esse, não é, de todo, o meu caso e, muito menos, o meu problema. "Cozinho" este Outra Margem há praticamente 10 anos, apenas e só, porque gosto.
Esta história de ter tomates (simbólicos, leia-se, logo abrangentes...) para dizer o que se pensa, não é, de todo, um património de esquerda ou de direita. Vai muito para além disso.
E sabem que mais: já não tenho idade, nem pachorra, nem vontade e muito menos, paciência,  para aturar "inocentes"...
Não é só na Cova e Gala, é também na Figueira, em Portugal e no mundo que isto acontece:  os melhores são, geralmente, os que menos são ouvidos. 
Isso deve ter uma explicação simples.
Eu tenho a minha: é pela mesma razão que as plantas brotam da terra em silêncio...

Sem comentários: