sábado, 5 de março de 2016

Jorge Tocha Coelho, um cidadão atento... (IV)


1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

LIVRO de ELOGIOS

Não sei se o Hospital Distrital da Figueira da Foz tem Livro de Elogios, mas este testemunho do Sr Jorge Tocha Coelho merecia estar lá escrito.

E aproveito a oportunidade para dar mais um testemunho real, “ao vivo e a cores”, da forma como os serviços do Hospital Distrital da Figueira da Foz salvaram a vida do meu filho mais velho, faz agora seis anos.

Um grupo de amigos joga playsation e um deles decide abrir uma embalagem de amendoins. O meu filho comeu dois, repito dois, amendoins mas o suficiente para provocar uma infeliz e muito grave situação de alergia. De tal forma grave que lhe provocou em choque anafilático (basta consultar um qualquer sitio de medicina para perceber a gravidade da situação). Um dos amigos chamou de imediato o 112 (Bombeiros Voluntários) que o conduziram ao Hospital.
E já neste espaço teve a sorte, a felicidade e o eterno agradecimento de ter sido atendido (serviço de urgências) pela Srª Drª Cristina Brandão. Ao constatar a gravidade da situação, e muito bem secundada pelos enfermeiros Joaquim e Gina, deu as devidas indicações e iniciou o tratamento (de choque) para recuperar, restabelecer e reequilibrar o organismo do meu filho. Ficou internado durante 24 horas e recuperou.
Seguiu-se uma longa e exaustiva pesquisa das causas, já em Coimbra (Dr Carlos Loureiro - Centro Hospitalar Universitário de Coimbra/Imunoalergologia), a "construção" de uma vacina apropriada e a prevenção e cuidados que terá que ter para toda a vida.

Este relato é feito pelos pais que, na hora, assistiram e acompanharam o estado do seu filho e o trabalho da equipa. Não falo por interposta pessoa. Por tudo isto, os nomes aqui citados são um Elogio e um Louvor.

Hoje, o meu filho está bem, “salta e pula”, trabalha e vive no estrangeiro, abandonou “a zona de conforto”, e não faz planos de regressar.

Mas, ao ler o texto do Sr Jorge Coelho, eu regresso a um acontecimento que teve um final feliz graças aos excelentes profissionais que acompanharam e salvaram o meu filho.