sábado, 1 de agosto de 2015

As listas

A pouco mais de 60 dias das eleições, as notícias da política eleitoral no distrito de Coimbra são listas. Listas que incluem não só as de candidatos a deputados como as dos candidatos a todos os lugares possíveis e imaginários aos "tachos"
Hoje, o jornal AS BEIRAS dá notícia do que já era do conhecimento de quem anda minimamente atento ao que se passa em seu redor e que tem real influência na sua vida.

"Não caíram nada bem as escolhas aprovadas pelos conselhos nacionais do PSD e CDS-PP. 
No caso social-democrata, a presença do secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, no segundo lugar da lista – relegando o líder da distrital, Maurício Marques, para o terceiro posto – desgostou a diversos membros da distrital e de algumas das concelhias do partido. 
O primeiro sinal desse descontentamento teve lugar logo na ordenação da lista, com o líder da distrital da JSD, João Paulo Oliveira, a recusar-se a ocupar o oitavo lugar da lista. Desta forma, a penúltima posição da lista de efectivos foi ocupada por Rita Neves (Soure). João Francisco Campos, militante do PSD e antigo membro da distrital do partido, disse no facebook que iria estar “em blackout político” nos próximos meses.  
Do lado do CDS-PP, a presença do líder da Juventude Popular, Miguel Pires da Silva – em detrimento do líder da distrital e deputado Paulo Almeida – já levou à primeira demissão da distrital do partido. Rui Nuno Castro considera a sua decisão simbólica, mas tem o objetivo de “alertar consciências para a desvalorização sumária da estrutura distrital”
Maurício Marques, que vai em 3º. lugar na lista, mostrou-se surpreendido com este descontentamento dos militantes e das concelhias do partido, até porque entende que esta é “uma boa lista”.  
Sobre a ausência de nomes de Coimbra, o presidente da distrital desvalorizou a questão, dizendo que o distrito estará “bem representado por mim próprio” e pelos restantes nomes da lista."

Nada disto é novo. Desta vez, os “cromos” do PSD e do CDS que conseguiram integrar a lista de candidatos que Passos Coelho impôs a quem pretenda votar no PAF! foi esta. 
Poderia ter sido outra... Pronto!... 
Faltam pouco mais de 60 dias para o povo ir às urnas e o que sabe de concreto são estas guerrilhas intestinas da luta pelo “tacho”
Pelo que tem chegado ao meu conhecimento, tanto a vida política no interior do PAF!, como no interior do PS, no distrito de Coimbra, define-se em três palavras: autoridade sem ideias
Possivelmente, serão eles que estarão certos, como veremos em 4 de Outubro p. f.. 
O povo, pelos vistos, não quer saber do conteúdos dos programas, nem da qualidade dos deputados. O povo quer, quanto muito, escolher um “chefe”.
Portanto, os putativos "chefes" limitam-se a jogar com o óbvio: para quem é bacalhau basta.

1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

O Bloco Central da Azia !!!!
No PS pastilhas Rennie e no PPD/CDS pastilhas Kompensan.
Coimbra cidade do conhecimento.