sábado, 18 de julho de 2015

Reflexão sobre o nosso tempo

Portugal está num beco com poucas saídas.
E tudo começou no seio família. Os pais - e isto não é uma crítica para ninguém, é apenas uma constatação - andam preocupados em educar os filhos para o sucesso.
Não fui educado assim, nem eduquei assim.
Será que a generalidade dos pais de agora se interrogaram alguma vez: para além dos sinais exteriores de sucesso (carros, casas, telemóveis etc. – tudo do melhor!..) não  existem equivalentes interiores de insatisfação e de carência de vivência em plenitude?

O sucesso nunca constou da minha lista de preocupações.
O  que me ocupa o tempo  não se mede numa escala de mensuráveis bens exteriores. Gosto de pequenas coisas: um passeio à beira mar; uma boa conversa; das palavras – da sua  doçura ou da sua aspereza; da companhia dos Amigos; do convívio à volta de um almoço ou de um jantar.

Sem pensar no sucesso, ele tem surgido – neste momento, tenho uma vida sossegada, mas não monótona...
Agradeço ao meu Pai e à minha Mãe, não me terem educado para o sucesso.
Agradeço ao meu Pai e à minha Mãe, que o seu espólio não tenha incluído bens quantitativos perecíveis ao tempo, carros, casas, dinheiro.
Deixaram-me o  que mais gosto:  potencial  para admirar as pequenas coisas e os pequenos pormenores do dia-a-dia - o sol e o mar - e a capacidade de sentir as palavras e as coisas fantásticas que elas podem fazer acontecer e a capacidade de ser feliz apenas com isso.

À direita deste espaço na lista de blogues “do concelho da Figueira da Foz” e “nacional” existem vários  que já morreram ou estão em coma profundo.
Por experiência própria, sei que com os blogues, aprende-se, com tempo, tanto a gostar de ler, como o contrário.
Sabemos que existe gente que vive com sentimentos a escrevê-los.
Parece que andam por aí à solta vários gabarolas... Vamos ver se para a semana consigo recomeçar...

Sem comentários: