sexta-feira, 10 de julho de 2015

Em memória da resistência à ditadura e da liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974

"A palavra vem do árabe “aljubb” e significa cárcere, prisão, espaço sem luz, nem ar. Em Lisboa havia a prisão do Aljube, entre 1926 e 1965 “adaptada” a prisão política onde ficavam, em “curros” ou “gavetas”, os presos políticos, um espaço de 1,5 por 2 metros, sem luz e que apenas era arejado quando era aberto o postigo, ou para lhes dar pão rijo, café aguado, ou a água que lhes servia de alimento, ou o telefone tocava e era o habitante da cela que era aberta o escolhido para ir ser interrogado, torturado, na sede da pide. 
Lá estiveram presos Álvaro Cunhal, Mário Soares, Domingos Abrantes, Palma Inácio, entre outros. Alguns por escassos meses, outros em trânsito para Peniche ou Caxias. A prisão foi encerrada em 1965, por razões de salubridade, pois nem aos carrascos já servia. Presentemente, encontra-se lá o Museu da Resistência e da Liberdade, dirigido pelo professor Luís Farinha, que tem patente uma exposição sobre aqueles tempos de repressão, obscurantismo e falta de liberdade, cuja visita aproveitará a todos. 
Para que não nos esqueçamos."

Em tempo.
No passado dia 25 de Abril, uma data apropriada,  o presidente da CML, Fernando Medina, inaugurou o Museu do Aljube — Resistência e Liberdade no edifício da antiga cadeia de presos políticos, do Aljube, situada ao lado da Sé de Lisboa, a que se refere a crónica de hoje de António Augusto Menano publicada no jornal AS BEIRAS.
Para quem o desejar pode ficar a saber clicando aqui os principais momentos do caminho para o Museu do Aljube.

3 comentários:

alex campos disse...

Essa do Mário Soares é para rir, não?

A Arte de Furtar disse...

Sem memória,não há futuro.

Anónimo disse...

Faltou dizer que quem lá esteve no Aljube foi o heroico anti fascista Alex Campos...