quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Obras de protecção da orla costeira previstas desde 2000 começaram hoje

foto de António Agostinho
O Ministro do Ambiente visitou esta zona fortemente fustigada pelo mau tempo em 8 de janeiro passado.
Fez uma promessa sem promessa: "esperava que até ao verão estivessem concluídas as obras nas zonas costeiras de Ovar, Ílhavo e Figueira da Foz."
O que não aconteceu...
Também na altura, segundo o jornal Público, disse que as obras  já eram prioritárias há anos. 
“É evidente que ninguém lança obra porque no fim-de-semana aconteceu uma intempérie. Esta obra estava estudada, desenhada, o caderno de encargos estava feito, alguns concursos já tinham sido feitos e estavam em condições de serem adjudicados”, garantiu Moreira da Silva. 
“Trata-se de uma intervenção rápida e urgente”, disse igualmente em janeiro passado o ministro Moreira da Silva.
Apesar de rápidas e urgentes, tais obras têm estado previstas em sucessivos planos e programas para o litoral, de sucessivos governos, sem nunca saírem do papel. 
As intervenções nesta zona estão definidas pelo menos desde a aprovação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Ovar-Marinha Grande, publicado em 2000, durante o segundo governo de António Guterres. As mesmas acções foram previstas no Programa Finisterra, lançado em 2003 pelo Governo de Durão Barroso (2002-2004) e recicladas no Plano de Acção para o Litoral 2007-2013, aprovado em 2007 durante o primeiro mandato de José Sócrates como primeiro-ministro. E agora figuram num novo Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral 2012-2015, já do actual Governo, lançado em Junho de 2012. 
No terreno, a obra começou hoje e visa a recuperação de 1300 metros das dunas de Cova-Gala, Costa de Lavos e Leirosa, a sul do Mondego.
Fica o registo.

Sem comentários: