quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Ricardo Salgado foi detido"

Neste tipo de  notícias, é de elementar justiça reconhecê-lo, o Correio da Manhã anda sempre à frente.
De acordo com o jornal, a detenção surge na sequência de buscas a várias entidades do Grupo Espírito Santo (GES) realizadas na quarta-feira. Em causa estará a empresa ESCOM, vendida a capitais angolanos em 2010. Cliquem aqui.
Entretanto, a Procuradoria-Geral da República em comunicado enviado às redacções confirmou a detenção de Ricardo Salgado esta quinta-feira de manhã.
"No âmbito do Processo Monte Branco, o Ministério Público (DCIAP) tem vindo a realizar várias diligências que culminaram com a detenção de Ricardo Salgado no dia de hoje", diz a nota. 
A PGR adianta ainda que o ex-presidente do BES será ouvido pelo juiz de instrução criminal.

Postagem em actualização: 
(às 12 horas e 50 minutos...)
O título dos títulos de hoje de “A voz de Fátima” poderia bem ser “Espírito Santo detido no aniversário de Jesus”. Mas não, não se trata de milagre nenhum e o Jesus que hoje faz anos é o encarnado. É apenas a história de uma detenção no âmbito de um caso com mais de dois anos, o Monte Branco, que ficou à espera quer da falência de mais um banco que todos vamos pagar, quer da perda de poder do detido. Já sabemos como a nossa Justiça é corajosa, tão bem como sabemos  que o poder legislativo sempre esteve em mãos amigas de delinquências várias, entre elas a fiscal e a banqueira. Para além disso, o regime não estará mesmo nada interessado em tornar públicos os negócios que foi fazendo com a família do banqueiro com quem sempre se deitou. Nada a festejar, portanto. E tudo a questionar. (daqui)

(às 13 horas...)
Segundo a TVI, Ricardo Salgado continua detido e está a ser ouvido.
Entretanto, apesar de todos os esforços o défice público continua a aumentar...

(às 15 horas e 45 minutos...)
José Gomes Ferreira, na sic, contou que por "iniciativa" conjunta de uma pessoa conspícua no mundo financeiro - presentemente em queda acelerada -, de uns quantos deputados e de uns quantos advogados, tentou-se que o parlamento aprovasse um diploma ad hominem (o homem era o primeiro) para "resolver" uns "problemas" fiscais do agora famoso ex-banqueiro. A coisa borregou e este pobre contribuinte aproveitaria, mais tarde, um regime especial geral sobre a matéria. Na peripécia que alegadamente conduziu esta criatura, em detenção, a um tribunal de instrução criminal para prestar declarações, estará envolvido um tal "Zé das Medalhas". No auge da "revolução liberal", apareciam nomes curiosos como o "Alfaiate Coxo da Rua do Ouro" ou o misterioso "Águia Inglesa" especializado em lançar patacas e insultos das galerias parlamentares. Portanto, em matéria de "Zé das Medalhas" estamos conversados. Mas quanto à primeira parte da história, não. Apesar da recente parceria com a Guiné-Equatorial, o que nos concede uma certa margem de manobra em pulhice político-financeira (ainda mais), conviria saber quem foram os insignes representantes da nação, e os não menos ilustres  causídicos, que se dispuseram a tão benemérita e patriótica "iniciativa" relatada pelo jornalista da sic. Já agora. (daqui)

(às 17 horas e 15 minutos...)
A queda de um Santo, por Pedro Santos Guerreiro. Ler aqui.


(às 19 horas e 40 minutos)
"Ricardo Salgado passou de testemunha a arguido no processo Monte Branco e teve de pagar uma caução de três milhões de euros para sair em liberdade do Tribunal Central de Instrução Criminal, onde prestou hoje declarações após detenção." (daqui)

Sem comentários: