terça-feira, 22 de julho de 2014

Na Aldeia (III)

A partir da esquerda:  Rui Moura, António Agostinho, Manuel Capote, Francisco Curado, Domingos Laureano, Carlos Lima, António Russo, Manuel Rodrigues, Carlos Azevedo
5 de Janeiro de 1986. Constituição da primeira Assembleia de Freguesia de São Pedro
Quase 29 anos depois, tenho distanciamento e paz para escrever.
S. Pedro, tal como agora, em 1985 teve um verão quente. Depois, veio o ano de 1986 e a 5 de Janeiro desse ano tomou posse o primeiro executivo da Junta de Freguesia de S. Pedro. Naturalmente, só no dia seguinte, a 6 de janeiro de 1986, começou o trabalho...
As dificuldades foram tantas. Lembro, ao correr da pena, o seguinte: haver uma Rua para dar nome, mas não haver dinheiro para mandar fazer a placa.

Na política, como disse Maquiavel, os resultados é que interessam.
Recordo, como se fosse hoje, que a tomada de posse foi bonita. Eu, como se pode ver na foto acima, estava bem: magrinho, bem penteado e um aspecto aprumado.

A minha presença na política activa decorreu igualmente de forma esplêndida.
Planeei tudo com cuidado. Por isso, fiz apenas um mandato: entre 1986 e 1989.
A minha passagem pelo poder correu gloriosamente. As ideias saíram do meu crâneo em catadupa.
Saí como entrei: com bom nome, o que não foi pouco, pois os autarcas, no geral, não primam pela inteligência.

Depois de 1989, o futuro foi meu. Apenas meu.
Basta olhar para o que se passou a seguir na Aldeia. Em 2005, estávamos no grau zero das alternativas.
Face a isso, por dever de cidadania - fica sempre bem dizer isto -  lá tive de dar o corpo ao manifesto e contra tudo o que tinha previsto para a minha vida, lá tive de ir fazer oposição.
Foram 4 anos a pregar no deserto: numa Assembleia de Freguesia de 9 membros, 8 (OITO), eram da situação. O outro era eu. E ainda havia mais da situação: os 3 do executivo da junta de freguesia.

E chegámos a 2014. 
No PS, a balbúrdia é total. 
Na lista da actual oposição tudo continua a depender do Alberto João local...

Entretanto, parece que vai fazer muito calor, mas, como não tenho de ir estacionar no parque pago do Hospital da Gala para ir à praia, onde a taxa de ocupação é de 120 por cento, não me importa. 
Em minha casa não há ar condicionado, mas tenho janelas que abrem.

Já agora, enquanto a política está a banhos, não se esqueçam de mimar os barões locais. 
Convém ter sempre do vosso lado estes tiranetes das cidades, vilas e aldeias.
Por mim, os maiorais do PS e do PSD que se lixem. 
E os outros também. 

Vou terminar...
Por ora, prefiro não falar das minhas aventuras amorosas que aconteceram desde 1990 até aos dias de hoje.
Por isso é que, possivelmente,  nunca vou escrever um diário. Não vá o seu conteúdo cair no domínio público.
Entretanto, não esqueçam: na Aldeia, o importante, é manter as aparências.
Por isso me comportei tão bem durante estes anos todos. 
Podem contar comigo para continuar a ser um velho bem comportado. 

Sem comentários: