quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Faltam só 3 dias!


foto sacada daqui
Toda a gente sabe que a coligação “Somos Figueira” é uma ficção.
Na Figueira, existe o PSD. 
O  CDS é residual.
E os outros dois – PPM e MPT - pura e simplesmente não têm modo de vida ou existência conhecida por estas bandas.
Tenho acompanhado algumas actividades de campanha da coligação.
Pelo  que tenho podido observar, ao nível da campanha, a máquina do PSD figueirense tem conseguido mitigar os estragos da governação e a hostilidade ao governo e aos seus partidos, no que ao enfraquecimento da mobilização da candidatura diz respeito.
Porém, não podemos escamotear, nem esquecer,  que este tipo de mobilização interna  é enganador.
O PSD na Figueira deixou de ser poder apenas há quatro anos. 
A nível nacional, na sua verdadeira essência, o PSD é um  partido autárquico, com tudo o que isso significa a nível de interesses de vária ordem.
Nesta campanha figueirense para as autárquicas, nas diversas iniciativas promovidas pela candidatura de Miguel Almeida, falou-se de tudo, menos no nome de Passos Coelho e da sua governação.
Até na internet...
Pelo menos aqui na Figueira, num partido como o PSD, muito assente em lideranças pessoalizadas, isto representa uma visível ruptura com o passado.
Todos nos recordamos do tempo das lideranças de Sá Carneiro e Cavaco Silva, por exemplo, onde o que está a acontecer nesta campanha era completamente impensável...
Estou em crer – fica o desafio - que se algum  orador tiver a ousadia de focar os méritos do actual governo na próxima sexta-feira à noite nos Caras Direitas,  não terá grande acolhimento.
Nas ruas do nosso concelho presumo que deve ter sido pior...
Não estou a dizer que em freguesias habitualmente PSD, a campanha tenha sido mal acolhida.
Mas, fora do conforto dos candidatos e apaniguados indefectíveis, Miguel Almeida não deve ter sentido a empatia dos eleitores. Penso mesmo que, em algumas ocasiões e em alguns locais, terá havido mesmo antipatia e, possivelmente, até algumas  bocas...
Quanto a mim,  a coligação “Somos Figueira” foi um erro e, concomitantemente, mais um contributo importante para a presumível derrota do PSD de Miguel Almeida nestas autárquicas.
Vamos ver no domingo o que isto vai dar. 

Sem comentários: