segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A verdade histórica

A Vila de São Pedro, criada em 5 de Junho de 2009, é a “a povoação de São Pedro (uma coisa que não existe!..), no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, elevada à categoria de Vila”.
Se duvidam disto, leiam o Diário da República nº. 150, 1ª. Série, Lei nº. 58/2009.
Um Povo que não preserve o seu passado e as suas raízes não tem futuro. E a Cova e a Gala têm um passado de que todos nos devemos orgulhar.
E, temos de saber preservar, com rigor e com verdade, e não ao sabor conjuntural dos interesses politiqueiros, seja de quem for.

Cova-Gala, (SEMPRE) a raiz!

7 comentários:

Anónimo disse...

CAMARADA AGOSTINHO ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO CONTIGO ESTA ELEVAÇAO NÃO CABE NA CABEÇA DE NINGUEM A POVOAÇÃODE S PEDRO NÃO EXISTE OFICIALMENTE. MAS DIZ-ME UMA COISA OFICIALMENTE EXISTE A POVOAÇÃO DA COVA GALA?
PENSO QUE OFICIALMENTE SÓ EXISTE O CLUBE COVA GALA.
SE ESTOU ENGANADO AGRADEÇO QUE ME CORRIJAS UM ABRAÇO.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Anónimo...
Tu próprio o dizes: "A POVOAÇÃO DE S. PEDRO NÃO EXISTE OFICIALMENTE"...
O que foi elevado a vila foi a POVOAÇÃO DE S. PEDRO.
Eu sou da ALDEIA DA COVA GALA...
Sempre fui.
Abraço retribuído e obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

da aldeia da cova ou da aldeia da gala? ou se calhar é do lugar da Morraceira ou talvez do Cabedelo. Em que ficamos? Qual o problema que faz cócegas a tanta gente?

Anónimo disse...

onde fica a vila de Lavos? de concreto? Desculpe a ignorância.....

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

o problema é simples: "A POVOAÇÃO DE S. PEDRO NÃO EXISTE". Ponto final. Por conseguinte, nãos se pode elevar ou rebaixar o que não existe... Fácil de perceber?.. Ou não?
Quanto a Lavos, perguntem também ao Miguel Almeida, pois foi ele quem propôs igualmente Lavos.
mais alguma pergunta?

Anónimo disse...

Quer saber como se deveriam ter feito as coisas?
A Assembleia de Freguesia propunha a união dos lugares de Cova e Gala alegando tradição, uso/costume, historia comum,etc. Depois de aprovada esta nova toponímica iniciava-se o processo para a elevação do lugar de Cova-Gala a Vila e este seguiria os tramites normais e seria aprovado por consenso, unanimidade e aclamação.
Claro que isso iria contra o interesse do Presidente de Junta que nunca se refere a esta terra como Cova-Gala mas sim como S. Pedro, que julga ser uma criação sua.Para esta trapalhada toda contou com a ajuda do seu fiel escudeiro Miguel Almeida que elaborou toda esta legislação que um qualquer jurista estagiário facilmente desmontará, porque "A POVOAÇÃO DE S.PEDRO NÃO EXISTE" por muito que isto custe aos "Simonistas"(fieis seguidores do ex-presidente Simão) que felizmente e finalmente irão deixar o cadeirão do poder.
Quanto a Lavos a situação é exatamente a mesma mas é um problema deles que se entendam por aqui já há problemas que cheguem.

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com o anonimo das 23.53 em tudo assino por baixo .
Até porque nao existe legalmente a povoação cova gala ,
o que existe é a povoação da cova e a povoação da gala.
Caro agostinho espero que se não for verdade alguem me retifique.
abraço.