quarta-feira, 3 de abril de 2013

O problema de Portugal não é falta de talento, é a falta de descaramento...


A mais importante bandeira deste Governo no combate ao desemprego é o programa Impulso Jovem.
Vem do início de 2012, criado pelo  Dr. Relvas (presumimos que com o conhecimento do ministro da Economia) e  o programa consiste sobretudo num impulso à contratação de trabalhadores com menos de 30 anos. As empresas que se candidatarem têm um desconto de 75% na TSU se contratarem jovens precários e 100% se oferecerem um contrato efectivo. Como seria de esperar, o programa, uma genial criação, tem sido um retumbante sucesso. Inicialmente tinha um custo de  344 milhões de euros e pretendia chegar a 90 000 desempregados. Quase um ano depois, 8000 candidaturas tinham sido aceites e apenas 4500 jovens  já tinham sido iniciado os seus estágios em empresas.
Apenas alguém mal intencionado poderia ver os 5% do objectivo inicial atingido como um falhanço.

Por conseguinte, apesar do brilhantismo do esquema, este  não tem sido tão aliciante e eficaz como o Dr. Relvas previra…
Vai daí, injectou mais valia à criação: depois de ter visto um vídeo no YouTube (todo um programa), o Dr. Relvas contratou como "embaixador" do programa um desses patetas da moda que dão formação de "empreendedorismo",  a quem estiver interessado em embarcar na maravilhosa barca do Portugal futuro. 
A criatura é um protótipo exemplar da loucura que parece ter tomado conta do país. O "homem novo" é um tipo que um dia viu a luz e desatou a empreender, e que acha que os estudantes universitários só têm de pagar 100 euros por mês para conseguirem estudar. Gaba-se de nunca ter enviado um currículo - o que nos pode levar a pensar que terá recorrido à forma mais comum de empreendedorismo luso, a "cunha" -, não liga a política, acredita em "sonhos e super-heróis", quer "bater punho" (o que quer que seja que isso significa…) e promete levar o programa de combate ao desemprego a "todos os cantos do país".
Ah, e afirma-se como um rapaz simples.
Eu diria que é simplesmente simplório, um Tino de Rans para os tempos modernos…
Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado?..
Ouçam-no "cantar". Cliquem aqui, se querem conhecer o "homem novo"!

Sem comentários: