domingo, 22 de julho de 2012

E se o senhor da imagem tiver razão?..


Isto das dívidas soberanas é assim um bocado estranho. De um dia para o outro começou a falar-se em risco de incumprimento, as dívidas dispararam, levou tudo as mãos à cabeça e pronto, ficou tudo de pernas para o ar. Em parte, portanto, é bolha. Se o risco cair amanhã, como começou a subir num certo dia - sem razão aparente - imediatamente as economias da zona euro ficam um brinco.
Então por que não baixa o risco? Parece que há qualquer coisa a segurá-lo, não é? Por exemplo, Portugal tem ouro, tem um povo muito sereno, paz, recursos naturais.
Quem olha para Portugal não pode ver uma ameaça ao seu investimento. Com mais risco temos o Brasil, que sofre mais com a instabilidade política interna e da região. Então, por que razão permanece este risco mais ou menos constante sobre a maioria das economias europeias? E por que razão não declarámos já a bancarrota e andamos sempre neste limite? É porque se os europeus fossem um bife, eu diria que estão no ponto. Nem crus nem estorricados. É isto mesmo que convém a uma eventual estratégia de baixar salários e eliminar direitos para tornar a Europa mais competitiva.
Ah, pois é: "e se o maluco da foto tiver razão?"

1 comentário:

o cu de judas disse...

mas ainda se iludem, é isso que essa élite económico- financeira pretende.
Já notaram que eles tocam e nós dançamos conforme a música. Surreal, daqui a pouco estamos na idade média, antes era a plebe que não era autónoma, meros servos, adstritos à terra do seu senhor, e nós se nos mandarem trabalhar para Leiria só nos resta obedecer ou ficar sem pão. Qual a diferença?