quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Notícias de um concelho adiado... (retomaremos logo que possível)

"Nove meses depois de ter sido chumbado o Relatório e Contas de 2010 da Empresa Municipal Figueira Domus, este mesmo ponto voltou hoje à discussão em reunião de câmara, ficando adiada a sua votação. Não vendo qualquer alteração a este documento, os vereadores da oposição, PSD e Movimento Figueira 100%, manifestaram a intenção de manterem o sentido de voto, ou seja, contra.
“É o mesmo relatório que foi apresentado em Março deste ano.
Solicitado um parecer à Inspecção Geral de Finanças, este veio comprovar ilegalidades. Não havendo nenhuma alteração nas contas estão a pedir-nos para alterar o nosso sentido de voto”, disse o vereador Daniel Santos (Movimento Figueira 100%).

O vereador Miguel Almeida (PSD), referiu que perante a existência de “dúvidas” a bancada social-democrata «não» se sente confortável para “votar a favor das contas referentes a 2010 sem saber se, posteriormente, se pode ou não fazer alterações às mesmas”.

Apesar do executivo considerar que “detém todos os elementos para se poder pronunciar sobre as contas e em conformidade aprová-las, ou seja, em perfeita sintonia com o Conselho de Administração da Figueira Domus”, foi aprovado, de forma consensual, “um pedido de esclarecimento” à IGF sobre a legalidade da aprovação deste relatório e, caso se verifique necessário, a sua posterior alteração.

De realçar que o IGF emitiu, em Novembro do corrente ano, um parecer no qual exige a devolução dos cerca de 125 mil euros que a Figueira Domus transferiu em 2010 para a sua participada Figueira Paranova. Estas são duas das empresas municipais figueirenses, sendo que a Domus tem a seu cargo a habitação social e a Paranova a reabilitação urbana. Esta última é uma parceria público-privada."

Via O FIGUEIRENSE

Sem comentários: