quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A canção do bandido...

Um bom exemplo da selva em que se transformou a televisão portuguesa é o programa “Uma canção para ti” exibido aos domingos pela TVI. Trata-se de um programa onde umas criancinhas cantam em directo até à uma da manhã enquanto os telespectadores vão votando e enchendo os cofres da TVI com chamadas de valor acrescentado.
Há uns anos atrás os jornalistas corriam o país em busca de crianças a trabalhar e se encontrassem alguma criança a apanhar amêndoas na companhia dos pais era um “ai Jesus”, havia manifestações de indignação contra as autoridades, multiplicavam-se os debates entre especialistas que discutiam longas horas, os portugueses quase tinham vergonha de si próprios.
Agora temos crianças a trabalhar à borla para a TVI até à uma da manhã e não se ouve uma única voz, o programa tem mais de quatro mil seguidores no Facebook, as audiências devem estar em alta, não faltam convidados, uns menos decadentes do que outros, que ao contrário das crianças cantam um playback a troco de um cachet, os papás aparecem babados na primeira fila e por vezes até aparecem os professores a confirmar que as crianças nunca estudaram tanto como durante os programas ao mesmo tempo que o Goucha, para nos tranquilizar as consciências, lhes vai perguntando pelas notas. No fim uma ganha o prémio e todas levam um chuto de regresso à sua vida, agora transformados em novos Saul no firmamento das novas estrelas portuguesas.
O pior é que as crianças não foram apenas promovidas a artistas nocturnos a troco de nada, talvez mais grave do que isso são as longas horas de ensaio longe da terra, das famílias, dos amigos e da escola, tudo a troco de um momento de fama em que crianças e pais babados se envolvem sem avaliarem as consequências. Quantas horas trabalham estas crianças a troco de umas sandes servidas por uma qualquer empresa de catering? Como conseguem conciliar o estudo com este trabalho forçado? Quem as acompanha psicologicamente depois de terem sido chutadas para fora da fama?
Tudo isto é legal? Não tem consequências negativas para estas crianças? Num país onde tanto se gosta de discutir as crianças, onde há pais de amor com tanta fartura, onde temos magistradas sensíveis ao problema, onde há inspecções para tudo e mais alguma coisa, não há uma única voz a questionar a TVI. Cá por mim que em Portugal temos hoje mais medo das televisões do que antes tínhamos da PIDE e nenhuma personalidade ou entidade pública está disposta a questionar os métodos da TVI, enquanto para as outras estações de televisão a sua parceira não é notícia.

Via Jumento

Sem comentários: