domingo, 12 de dezembro de 2010

Jardim volta a candidatar-se ao Governo da Madeira...Alguém ficou surpreendido?..





Portugal, ao que dizem, é um país democrático, onde existem leis, como por exemplo, a da limitação dos mandatos dos políticos.
Mas, como todas as boas leis em Portugal, há sempre excepções!..

3 comentários:

tx disse...

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

Boa tarde,

Sei que é correspondente de alguns jornais, assim pedia-lhe se podia reenviar o seguinte email para as redações ou colegas seus.

"É tempo de AGIR! Tempo de ACTUAR!

O novo regulamento de atribuição de bolsas e as suas normas técnicas são de uma profunda injustiça! São inconstitucionais e vão contra tudo aquilo que a base do direito prevê. Falam em medidas de contenção, mas a realidade é que este novo regulamento não é mais do que uma medida de incentivo às disparidades sociais. Bolseiros com realidades semelhantes e com valores de bolsa completamente díspares!

Enquanto o nosso governo e os demais órgãos prometem reunir e ‘solucionar’ o caso, o tempo vai escasseando, e quando deres conta da demora, olharás à tua volta e notarás que o teu colega que habitualmente se senta ao teu lado não estará lá! Não estará nessa aula, não estará no departamento… não estará lá nesse dia, não estará lá nos próximos e muito provavelmente este será o seu último ano de formação académica!

A mim arrepia-me só de pensar que os meus colegas (muitos deles companheiros da vida!) estão neste momento a ponderar não voltar mais para a Universidade de Aveiro, por falta de recursos de financeiros. Pessoas que, muitas vezes pelo constrangimento de pedir ajuda, já passaram fome aqui na nossa cidade… mesmo ao nosso lado!

É, por isso, urgente agir! Vamos exigir ao governo um recuo na sua decisão! Existem pontos onde os bolseiros estarão intransigentes: queremos a estipulação de uma norma transitória para este ano lectivo! É inconcebível exigir aos alunos um aproveitamento mínimo igual ou superior a 50% dos ECTS inscrito, sendo que esta nova regra incide agora sobre o aproveitamento escolar do ano lectivo transacto! Como espera o governo que os alunos aceitem esta decisão, se nada podem fazer em relação ao ano que já passou?! Este é apenas um exemplo da nossa luta! Queremos portanto que os processos de bolseiros implicados nos casos mais inconsequentes sejam regidos pelo regulamento em vigor, aquando da candidatura feita ao apoio social em Maio!

Queremos a contabilização das unidades extracurriculares como unidades contabilizáveis para o mínimo de 30 ECTS aos quais o aluno tem de estar inscrito para requerer a atribuição de bolsa! Como se pode permitir que bolseiros que durante o ano lectivo anterior conseguiram fazer 74 ECTS (11 unidades curriculares!) e se inscreveram este ano a mestrado com apenas 12 ECTS da licenciatura por completar, vejam agora o seu pedido de bolsa de estudo indeferido por não estarem inscritos a 30 ECTS curriculares? No total estão inscritos a bem mais do que 30 ECTS e pagam propinas por esses ECTS! É vergonhoso que se diga a um bolseiro que se tivesse feito menos cadeiras poderia ter bolsa de estudo o que lhe permitiria continuar a sua progressão de estudos no Ensino Superior! É grotesco que se chegue ao ponto de um aluno se questionar se deve chumbar a cadeiras de modo a ter a bolsa de estudo assegurada no próximo ano lectivo!

Colega: na próxima segunda-feira, dia 13 de Dezembro, junta-te a esta causa que é a minha… que é a tua… que é de todos nós!!! Enverga o traje académico em luto ou veste-te de preto e aparece em frente à Reitoria da Universidade de Aveiro às 8h00 para mostrares a tua indignação por esta causa! Faremos uma caminhada até ao governo civil de Aveiro onde entregaremos uma carta aberta com as nossas reivindicações! É mesmo importante a presença do maior número de nós, APENAS UNIDOS, OS ESTUDANTES JAMAIS SERÃO VENCIDOS!


Mais informações sobre a manifestação e o movimento podem ser encontradas no Facebook em "Manifestação de luto pelos alunos "escorraçados" do ensino superior" e "@ua: "Mãe, perdi a bolsa! Vou voltar para casa."

Sou estudante em Aveiro e como vários colegas da Figueira, alguns já perderam a bolsa e outros correm o risco da a perder injustamente.

Com os melhores cumprimentos,

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Neste momento estou desligado dos jornais. Todavia, dentro das possibilidades farei a divulgação...
Boa sorte para a luta e um abraço

tx disse...

http://www.asbeiras.pt/2010/12/alunos-da-universidade-de-aveiro-em-protesto-contra-novo-regulamento-de-bolsas/

Obrigado, deixo aqui uma das muitas noticias que sairam sobre o assunto, pode ver também na sic e tvi.