terça-feira, 1 de setembro de 2009

As ruínas do Catavento

A foto da esquerda, sacada daqui, é de 1976, e mostra "o Catavento da minha infância, nas dunas da Cova, junto ao qual foram filmadas, no ano de 1972, algumas cenas do filme português "A Promessa" de António de Macedo, "o primeiro filme português a integrar a Selecção Oficial do Festival de Cannes em 1973" , cujos exteriores foram filmados nos Palheiros da Tocha, Tocha, Figueira da Foz, Buarcos, Gala, Cova e Costa de Lavos", já muito degradado.



A foto da direita, sacada daqui, mostra as ruínas do Catavento da minha infância.
Depois de alguns anos cobertas pela areia da Praia da Cova, a erosão costeira trouxe de novo à luz do dia, na maré baixa, as ruínas do Catavento da minha infância, que, neste momento, apenas constituem um perigo para os utentes de uma das praias mais frequentadas de São Pedro, apesar de não ser vigiada.

2 comentários:

maresia disse...

Deparei-me com tds essas ruínas e ferros à beira mar...Que triste!
abraço

João Fidalgo Pimentel disse...

São as ruínas do Catavento também da minha infância,e foi o meu miradouro privado para avistar o mar no então ponto mais alto da minha aldeia,nos finais dos anos sessenta.
Ainda era um puto e trepei vezes sem conta lá para cima,para me sentir mais livre e sonhar com essa liberdade que teria quando fosse grande...ainda ficava longe do mar o Catavento.
Enfim muitas estórias poderia contar desse tempo,mas pondo os pés novamente em terra e esquecendo a nostalgia,sabia que as ruínas do Catavento estavam soterradas,e que um dia iriam reaparecer derivado à erosão na nossa costa.
Agora devem-se realmente tomar providências,de maneira que não possam constituir um perigo para os utentes que frequentam esta praia...a também praia da minha juventude...a praia do Catavento.