quinta-feira, 23 de julho de 2009

VILA de ingratos!..

foto de Pedro CruzTirando - nestes últimos quatro anos - a oposição que nada propõe, os bloguitos, que de vez em quando chateiam, este ou aquele “vilão”, que diz mal, este ou aquele projecto, que ficou adiado, tudo foi tranquilo durante quase 16 anos.
A sua excelsa figura ressaltou, naturalmente, da mediocridade geral da vila.
Sem o seu iluminado percurso, a vila, possivelmente, estaria ainda sem água, sem luz, sem saneamento, com as ruas e vielas em areia, com os esterqueiros nas traseiras das casas de madeira, com as pessoas a irem com o cântaro à cabeça buscar a água ao poço mais próximo, sem rio, sem mar, sem praia, sem o porto, sem a lota, sem o hospital, sem a zona industrial, sem as colectividades, sem o parque, sem a nova ponte, sem as rotundas, sem os monumentos…
Enfim, a vila sem a sua excelsa figura seria uma desgraça, mal arrumada, sem projectos, só com barracas, casas de madeira, habitada por ranhosos - e não esta coisa moderna, limpa, ordenada, este autêntico e sossegado paraíso!...
Se a vila o merecesse, seria, por unanimidade, um ídolo local. A sua determinação seria devidamente recompensada, por toda uma vila rendida às virtudes únicas do chefe.
Lamentavelmente, porém, a vila não se encontra ao nível do salvador e chefe que lhe coube em sorte!..

Sem comentários: