quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estes dias de brasa pré-eleitorais....

Até ao momento, já existem vários candidatos anunciados à Câmara da Figueira da Foz.
Os partidos políticos, enquanto vistos como um todo, em especial os do centrão, merecem-me nenhuma confiança.
Do meu ponto de vista, a nível local, há muitos anos que esses partidos não defendem os figueirenses.
Defendem, isso sim, os interesses de diferentes lobbies partidários locais, que vivem à “mamuge” do estado a que isto chegou. O carreirismo político, neste momento, cá pela parvónia, levou ao poder gente que não tendo condições para se governar a si mesmo, acabou a governar uma cidade e um concelho.
O sistema político, por intermédio dos partidos, vedou o acesso de cidadãos independentes às funções políticas.
No acto eleitoral de Outubro próximo, apenas espero que a Figueira saiba escolher alguém inteligente e honesto, com coragem e determinação em trabalhar para o bem comum, porque continuar a obra do actual executivo, não valerá a pena o esforço e, muito menos, a maçada.

Entretanto, por cá em S. Pedro, freguesia e vila plantada à beira-mar na margem Sul do concelho da Figueira da Foz, vai continuando a propaganda no jornal do costume.
Volvidos quatro mandatos, o presidente da junta faz o que se esperava: um balanço positivo da gestão autárquica da sua equipa. “Traçámos objectivos, definimos um rumo e, contra ódios, rancores, venenos e algumas vinganças mesquinhas, paulatinamente fomos conseguindo fazer de S. Pedro uma vila modelo”.
E eu a pensar que a luta era pelo progresso. Mas, a acreditar nas palavras do presidente da junta, não. É “contra ódios, rancores, venenos e algumas vinganças mesquinhas”!..
Será que a vila de São Pedro é assim tão medíocre como a pinta o presidente?...
Sem uma oposição forte há 16 anos, deixou de haver equilíbrio de poder e espaço para a alternância em São Pedro. Ficou aberto o terreno para o nepotismo e radicalismo individual e para as ilusões de grupo.
O poder absoluto do quero, posso e mando está instalado...
São Pedro, freguesia, vai pagar isto muito caro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago.

LINDA FIGUEIRA! disse...

Por acaso nota-se "UM BOM BOCADO" que o "poder" lhe subiu um pouco à cabeça!