terça-feira, 16 de junho de 2009

Com a devida vénia, vou apenas citar o quinto poder…

“Enquanto esperava que fosse reparada a arreliante fuga de água aqui na avenida, para poder tomar o reconfortante duche, ia lendo a blogosfera local e a imprensa regional da última semana. A grande notícia do diário As Beiras era que o concelho passava a ter 8-vilas-8. Assim o havia decidido, em dia de glória, a Assembleia da República. As propostas tinham sido apresentadas pelos ilustres deputados figueirenses Miguel Almeida e João Portugal, dois verdadeiros pilares do regime democrático português. Possivelmente ambos a tentar fazer pela vidinha e por arranjar um lugarzito elegível nas respectivas listas de candidatos ao Parlamento.

Ao ler o corpo da notícia viria a descobrir que o provincianismo pindérico daquelas gloriosas decisões era ainda ultrapassado pelo nível de verdadeira parolice do júbilo efusivo e triunfalista do Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro. Ao referir-se à excelsa conquista, e segundo o mesmo diário, declarara:” (...) é com felicidade e muito orgulho que constato que, depois de muitos anos de luta e trabalho intensivos, fomos compensados”.

Fiquemos agora a aguardar. Dentro de uns tempos, vamos ver logo ali a seguir à ponte dos arcos, uma placa indicando “Vila Cova-Gala” ou, melhor ainda, “A Vila Cova-Gala saúda-vos”. Como já imagino o que a casa gasta, a inauguração da importantíssima placa terá lugar lá para Outubro, em plena campanha eleitoral para as autarquias locais. Vai meter banda de música, rancho folclórico e foguetes. Vão estar presentes o Presidente da Junta e o Presidente da Câmara. E os dois deputados, obviamente. Talvez nessa altura sejam dois ex-deputados, não sei, logo veremos.”

A coisa promete?.. Quando é a festa?..

Sem comentários: