quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pelos vistos há mais ciganos que os ciganos


“Com os ciganos aprendi a tocar guitarra e a fazer umas pequenas aldrabices... as grandes aldrabices nunca são feitas pelos ciganos!"
Esta é uma frase habitual do cantor Paco Bandeira e que lhe serve há mais de trinta anos para nos espectáculos fazer a introdução à cantiga "Marilúcia" (...era a moça mais bonita das ciganas), cantiga que (entre outras) lhe garantiu a amizade sem reservas da comunidade cigana em Portugal.

Tal como o Cantigueiro Samuel, também “eu não tenho competência para analisar as gerações de asneiras sociais, políticas, humanas, urbanísticas, etc, que levaram à idealização e construção à volta das grandes cidades, cá como noutros países, desses monumentos à intolerância e racismos de todos os tipos, disfarçados de assistencialismo e preocupação social, que são os vulgarmente chamados bairros "sociais".
Pessoalmente, lamento que um povo historicamente ligado a uma noção de indomável liberdade, cultura própria por vezes com manifestações brilhantes, por força de tantas caras e portas fechadas, Santas Inquisições, Holocaustos, incompreensão e o nosso imenso medo do desconhecido, se tenham deixado aprisionar pela triste imagem que alguns dos seus dão, uma imagem de criminalidade, pedinchice hipocritamente humilde, hábitos de violência, problemas com droga... que a nossa sociedade se encarrega de colar como rótulo em toda a comunidade, como faz aliás com todas as "diferenças", sejam pretos, árabes, ciganos, etc, os quais são quase sempre "todos" uma coisa qualquer e quase sempre sempre má.
Adoraria ter uma solução para estes problemas... mas não tenho. Para manter o espírito aberto e ajudar a acalmar uma certa paranóia securitária que sempre se instala nestas alturas, fico-me por esta ideia que não passa de um desenvolvimento "à minha moda" da tal frase do Paco Bandeira com que comecei.
"As grandes aldrabices nunca são feitas pelos ciganos!"
Pois não!... Alguém ouviu falar de algum cigano ligado àquele
negócio de quase 500 milhões em material de comunicações que afinal valia um quinto?
Alguém viu algum cigano a
negociar compras de submarinos para a Marinha Portuguesa?
Algum cigano passou recentemente de algum Ministério directamente para o Conselho de Administração de alguma empresa com que "despachava" enquanto ministro, especializada em, sei lá... Lusopontes?
Algum cigano esteve embrulhado no
negócio da concessão do Casino Lisboa?”
Cá pela Figueira, alguém tem conhecimento de algum cigano ligado ao chamado caso Ponte Galante?
Pelos vistos, há mais ciganos que os ciganos!..

1 comentário:

Anónimo disse...

Nguem está a dizer k é culpa da raca A B ou c.Tanto ha pessoas civilizadas sejam ciganos,africanos etc assim como há de outras pessoas de outras que são boas .Qd se diz que há pessoas levianas e futeis no bairro social nao estamos a dizer que a culpa e de raca a b ou c mas sim das pessoas futeis que andam lá e pelos vistos existem mais lá que outros lados.Por alguma razão se houve falar dos bairros socias como estandartes de violencia droga ,etc.Não é obra do acaso.Qd dizemos que existe lá criminalidade mais que outros sitios não estamos a dizer que a culpa é de raca a b ou c , mas sim das pessoas criminosas que andam por lá ou aquelas que não querem fazer nhum.Não estamos a genralizar realmente nem as pessoas em geral nem nhuma raca em geral.Pk há pessoas boas sejam ciganos , africanos etc assim como ha pessoas brancas más.Oque não tá certo é que o mesmo leque de criminosos continua a fazer das suas sem que lhes aconteca nada,alias epa vemos eles realemte sempre fora e quanto mais crimes cometem mais tempo fora da prisão estão.....