quarta-feira, 25 de junho de 2008

Marchas Populares S. João 2008

Em todas as classificações, este ano a Sociedade de Instrução Tavaredense, fundada em Tavarede em 15 de Janeiro de 1904, foi aquela máquina!...

3 comentários:

Anónimo disse...

sim merecidissimo!!! os melhores trajes sem dúvida, umas calcinhas de ganga com uns polos vermelhos a dizer «São João da Figueira da Foz 2008» nas costas e com folha de limonete ao peito, muito original!!! creografia tirada da marcha de à três anos, salvo erro, do Grupo Instrução e Recreio Quiaense, que se intitulava Banho Santo!!! Quando se avisa os marchantes que no rufar da tarola a marcação é feita com o pé esquerdo e estes dizem «Antigamente não havia nada disso, pur isso cada um faz como quer!» e ganham melhor marcação!! até aqui é só qualidades... E quando algumas marchas noutro tempo ja foram desclassificadas por passarem o tempo regulamentar este ano o jurí parece-me que não trazia cornómetro pois um rapaz de uma marcha tava a dizer, «Já passaram os 10min!» ao qual eu pelo que sei fiquei espantado porque desde que me lembro no regulamento o tempo limite é de 7min... Mas já se sabia a muito que era esta marcha que iria ganhar, pois sendo a marcha da organização e não ganhar não tem muita lógica!!! Mais uma vez não se vÊ muita justiça na eleição dos vencedores. Penso que podiam ter dado menos nas vistas, pois fazerem o que fizeram nas barbas dos que lá estavam é tentar representar a sociadade em que vivemos, uma sociadade de engenhos para que seja atirada areia aos olhos dos justos e pobres que podiam ter a sua alegria em dias como estes sem terem que se sentir enjustiçados pelos que tem o poder de decidir... A todos os honestos um bem hajam.

Anónimo disse...

5-1 diz tudo.... Mal está em esse 1 achar que as calças de ganga e os pólos vermelhos pertenciam aos marchantes, logo se vê que não viu, meu amigo originalidade da equipa de staff. Pois então que não viu o belíssimo trabalho dos trajes que com o sem limonete estavam lindos, aliás esse era o tema da marcha de Tavarede, para o caso de não haver conhecimento suficiente Tavarede ainda é a terra do limonete
Em relação ao banho santo (coreografia) não sabia que agora é feito exclusivamente por Quiaios , mas, realmente eles têm praia, Tavarede não. Em relação á marcação do rufar da tarola, concordo deve ser feita com o pé esquerdo, mas entre todos os pés esquerdos os de Tavarede estavam bem melhor.
Em relação ao tempo que cada marcha tem para se apresentar Tavarede também já está habituada que evoquem essa velha justificação para desclassificar o bom trabalho que tem desempenhado e contribuído para as festas da cidade., já chega.
Em relação a Tavarede ganhar por ser a marcha organizadora, quer dizer , olhe para o passado……
Por fim, achei merecidíssimo e lá está a velha máxima "Tavarede marca” e marcou....5 taças. PARABÈNS TAVAREDE e continuem para o ano da mesma forma pois já não são da organização, lol…..

Medina disse...

Por descuido não assinei o meu comentário indo como anónimo. Gostaria que ficasse registado o meu nome. Parabéns pelo blog.

Cumprimentos