sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Polémica de “lana caprina”

“É habitual quando nos sentamos num restaurante que a mesa tenha pão, manteiga, azeitonas, etc. É quase sempre assim e quando recebemos a conta pagamos o que consumimos. Tal prática está, no entanto, a gerar polémica. A Associação Portuguesa de Direito do Consumo defende que qualquer consumidor pode recusar-se a pagar as entradas, caso não as tenha encomendado. E vai mais longe, se o restaurante exigir dinheiro o proprietário do estabelecimento está a incorrer no crime de especulação. A Associação de Restaurantes e Similares de Portugal vem dizer o contrário, o cliente tem de pagar o que consumiu independentemente de ter encomendado ou não. Segundo a Associação de Direito do Consumo a lei proíbe que seja fornecido ou prestado qualquer serviço ao consumidor, que inclua um pagamento, sem que este o tenha solicitado. A prática tem dito o contrário. A polémica instalou-se...”

Não sei porquê?..
Em Portugal nunca se paga a entrada. À saída é que costumam ser elas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Comer um papo-seco, um pacote de manteiga e meia-dúzia de azeitonas é uma coisa e devia ser à borla como fazendo parte do marketing do restaurante. Isto para médias de 5 euros/refeição.
Se um restaurante tem preço médio de 15 euros, então a qualidade das entradas deve ser de acordo com esse preço e já será qualquer coisa como um queijito curado, umas pataniscas, uns peixinhos da horta, umas rodelas de salpicão ou lombo de porco preto. Igualmente fará parte do marketing da casa e não deverá ser debitado.
E por aí fora.
Mas como aqui se copia o que há de mau e a atitude dos tasqueiros é de perder dinheiro com o negócio, segundo eles, então vai de debitar o guardanapo, os palitos, etc.
Nem vale a pena falar nestas coisas que a bandalheira há muito que se instalou por cá.

António