quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O "centrão" no seu melhor

O Parlamento discute hoje os projectos para a nova lei eleitoral das autarquias. Em nome da estabilidade da gestão municipal, PS e PSD apresentam uma proposta conjunta que é contestada: as freguesias não aceitam perder os poderes de votar o orçamento e o plano das assembleias municipais.

O projecto apresentado por PS e PSD reforça as competências de fiscalização das assembleias municipais. Os presidentes das juntas de freguesia continuam a ter assento nesse órgão mas perdem o direito de votar quer o orçamento municipal quer as opções do plano. Alterações que não agradam à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) por retirar capacidade negocial junto dos executivos camarários. A ANAFRE fala num atentado à democracia e refere que a proposta pode ser inconstitucional. Admite, por isso, contestar a nova lei e pedir a intervenção do Presidente da República.

4 comentários:

Anónimo disse...

Também acho que a reestruturação é excessiva até porque não corresponde a um anseio de mudança sentido na população e faz sentir o traço da engenharia eleitoral. Mas, acho mesmo bem que os Presidentes de Junta não votem no Orçamento e Plano uma vez que não foram eleitos para a Assembleia Municipal, sendo cooptados, por inerência para nela participarem. Será razoável, na contagem representativa de votos que o Presidente da Junta de Buarcos "valha" um voto, tanto quanto o da Borda do Campo, apesar da abissal diferença do número de eleitores?

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Não será a única maneira das pequenas freguesias, ao menos uma vez no ano, conseguirem exercer alguma pressão no poder central autárquico?

Porventura, a vida é mesmo assim: ingrata, injusta e cada vez mais difícil para os pequenos.

O caminho nos astros, em Porugal, é esse.

castelo de areia, um abraço

Anónimo disse...

A questão é da distorção da representatividade democrática, valor maior nesta discussão. Alguém que não foi eleito para um órgão,mas sim para outro representativo de x eleitores, deverá condicionar o sentido maioritário de votos resultantes de x+y ? Não me parece justo e, pela minha experiência, as votações dos presidentes de Junta seguem a voz "do dono", sem fazerem sentir alternativas.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Se os presidentes de junta não têm voz própria e obedecem aos "amos", isso já é outra conversa...
A democracia não ér para quem não tem a espinha em condições. Espinha dobrada, quebrada, ou sem espinha, é um mal deste País... se calhar também doutros...
Por aqui é grave... E esta politica do correia de campos não ajuda nada ao tratamento..