terça-feira, 30 de outubro de 2007

“Éramos mais explorados que os escravos” na pesca ...

... palavras de António Carramona ao diário As Beiras. E acrescenta:
“Hoje com 93 anos, viúvo e com dois filhos", o antigo pescador de bacalhau de Buarcos preferia não fazer parte da história que a exposição conta. Por isso, não sente vaidade quando localiza com a canadiana a sua fotografia num dos painéis. Nem o facto de ali se perpetuar a sua juventude lhe enche o ego. Pelo contrário: “não tenho nenhuma boa recordação daqueles tempos”.
“Nem quero lembrar–me disso...”. Porquê? “Éramos mais explorados que os escravos. Aquilo não tinha comparação com a escravatura”, afirma o velho “lobo do mar”.


Nota pessoal: ando a arranjar coragem para ir ver a exposição "Caixa da Memória" – Figueirenses na Pesca do Bacalhau – A Campanha do Argus, de Alan Villiers, que vai estar patente ao público até ao próximo dia 31 de Dezembro no Centro de Artes e Espectáculos (CAE).
Como entendo bem este “velho lobo do mar”.... O meu Pai também lá está representado. Tirando o facto, relevante de, nessem tempo, o meu Pai ainda estar vivo, também “não tenho nenhuma boa recordação daqueles tempos”.
"A pesca do bacalhau à linha, com dóris de um só homem, foi uma heróica, mas sofrida singularidade portuguesa".

Colocar um monumento no molhe norte, para homenagear aqueles que durante décadas fizeram da pesca do bacalhau um marco na história da Figueira da Foz, também não deixará de constituir uma singularidade figueirense.
Não esquecer, que a Figueira, por falta de sensibilidade dos políticos, deixou delapidar ingloriamente todo o espólio que fazia lembrar a pesca ao bacalhau na nossa cidade.

Apesar de toda a luta, esforço e dedicação de Homens como Manuel Luís Pata e Álvaro Abreu da Silva...


1 comentário:

Vanessa disse...

Um abraço

Vanessa