domingo, 30 de setembro de 2007

Número de Regiões de Turismo vai passar de 19 para 5


“Portugal vai ter cinco regiões de turismo em vez das actuais 19 que apesar de numerosas não cobriam todo o território. O novo mapa das regiões, que integra o diploma da desconcentração da administração central, deverá ser aprovada no próximo mês, apurou o Correio da Manhã.

Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve vão ser as cinco grandes regiões, fazendo com que nenhum concelho do país fique de fora do mapa turístico, ao contrário do que acontecia até aqui: Lisboa e Guimarães, por exemplo, não integram actualmente nenhuma região.

A alteração do número de regiões visa não só reduzir o seu número, considerado excessivo mesmo no sector, mas também “alargar o âmbito das regiões a todo o país e aumentar as suas competências”, explicou ao CM o secretário de Estado do Turismo. Entre aquelas competências encontra-se, exemplifica Bernardo Trindade, a definição dos roteiros turísticos. A transferência de competências da administração central para as regiões de turismo será devidamente acompanhada da transferência de verbas, isto é, através de financiamentos que serão contratualizados através do Turismo de Portugal, acrescenta Bernardo Trindade. Com esta redução de regiões, será possível concentrar esforços e recursos, na promoção não só regional, mas também nacional e internacional dos produtos turísticos locais mais significativos.O número de regiões de turismo era tido consensualmente como excessivo e a sua redução era há muito defendida. Actualmente, existem as Regiões de Turismo do Alto Minho, Verde Minho, Alto Tâmega e Barroso, Nordeste Transmontano, Douro Sul, Serra do Marão, Centro, Serra da Estrela, Rota da Luz, Dão Lafões, Leiria-Fátima, Templários, Ribatejo, Oeste, Costa Azul, Norte Alentejo, Évora, Planície Dourada e Algarve.”

Recebida por mail

1 comentário:

Anónimo disse...

Este quadro organizativo vai obrigar a Figueira a repensar a sua estratégia turística, agora integrante da vasta Região Centro. É preciso muita prudência de análise e acção determinada consequente. De outra forma, ficaremos reduzidos à ínfima espécie num território de garnde dimensão. Haverá protagonistas capazes de liderar esse desígnio?