António Agostinho, o autor deste blogue, em Abril de 1974 tinha 20 anos. Em Portugal havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. Havia medo. O ambiente na Cova e a Gala era bisonho, cinzento, deprimido e triste. Quase todas as mulheres vestiam de preto. O preto era a cor das suas vidas. Ilustração: Pedro Cruz
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Jamé!... Jamé!...
Só há, mesmo, que tirar o chapéu.
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou hoje no Parlamento que o Governo vai fazer estudos comparativos entre a Ota e Alcochete para saber qual destes é o melhor local para construir o novo aeroporto internacional de Lisboa.
Jamé!.. Jamé!...
Alcochete não é na margem sul?
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5 comentários:
A primeira ilação a tirar do que foi divulgado do estudo de Alcochete é que, de facto, a localização OTA é melhor do que o Poceirão, Rio Frio ou Faias. Logo Mário Lino tinha toda a razão perante os dados disponíveis.
Segunda questão relevante: por que é que só agora alguém tirou este coelho da cartola? Andou tudo cego, há dezenas de anos?
Terceira questão: a localização geográfica de Alcochete é razoável face ao interesse de uso da maioria dos utentes. Falta saber é a dimensão do problema ambiental, nomeadamente de como pode afectar as reservas estratégicas de água, lá existentes no subsolo.
Quarta e última questão: a atitude do ministro foi de grande civismo democrático, embora eu tenha o palpite que se irá chegar à conclusão que a Ota é que é o melhor local.
Está-se mesmo a ver que descobriram que afinar, pá, os Eduardo presidentes d'Angola pá e os Amorinis dos rolha também têm uns terrenos lá por aquelas bandas!;-) Sendo assim pode-se valorizar aquilo tudo, pá. Outro local qualquer, é um prejuízo do caraças, pá.
Óbviamente caro Castelo! Quando se mandam fazer comparações é pra quê? Para justificar a escolha inicial...eles sabem muito, mas nós também! Teriam que nascer mais umas gerações de políticos para nos conseguirem enrolar. E a culpa foi do vinte cinco de abril...somos poucos, mas cada vez melhores e estão a chegar mais... Ou muda o jargão ou então vamos ter o caldo entornado! E quanto ao interesse da maioria dos utentes, observe onde é que a "Ryanair" está apensar construir um aeroporto...é ..isso mesmo, precisamente na região de Badajoz, eles não são parvos de todo...nós é andamos atrás da BOTA e do Colchete. Ora em qualquer das localizações propostas o buraco vai ser monumental.
Dai que a mim tanto me faz onde seja construído o aeroporto, que seja ou não construido (eu que sempre fui mais a favor de uma frota de transatlânticos, enquanto o Paulo Portas era mais pró submarinos), desde que não seja junto da minha casa, porque eu quando viajo de avião, quando quero viajar de avião, vou apanha-lo a Madrid! Capital da Península Ibérica! O resto são cantigas ora repare...porque é que construímos um aeroporto em Macau, se estavamos a precisar dele era cá????
O aeroporto que se construiu em Macau foi para encher o cu de dinheiro ao Marocas e companhia. Este é para encher o cu de dinheiro à segunda geração.
Não precisamos de aeroporto para nada, sendo que aquilo das cargas e a sobrelotação mais a hora de ponta etc, é só poeira para os olhos.
O buraco vai ser tal que vai lá caber o país inteiro. Ao menos é duma vez.
Ah, já me resquecia, a urgência é para se poder privatizar a ANa. E estourar o resto do dinheiro em mordomias, que o povo e o resto do país naõ vê nenhum. Fica lá tudo, em Lisboa.
Que os pariu a todos!!!
Há questões que se ficam pelas insinuações. Vejam-se alguns comentários acima, àcerca de putativos interesses em volta do projecto do novo aeroporto. Há, todavia, questões que são factuais e não de "achómetro": por exemplo, porque não são divulgados os financiadores do projecto mágico de Alcochete, apresentado pelo presidente da CIP? É gentinha sem interesses?
Há afirmações que parecem certezas absolutas tais como os menores custos da hipótese margem sul. Só a obra de construção civil ou isso mais o custo das novas travessias?
Cavaco meteu-se, publicamente, num tema que não era da sua alçada fazendo coro com o sr. Mendes. O governo parece ter cedido, mas à custa de quê ? Subvaloriza-se a questão da reserva aquífera subterrânea de Alcochete, sabendo-se das previsíveis alterações climatéricas?
Tudo isto não será uma mera consequência da crispação da Campanha eleitoral de Lisboa, provando, de novo, que a opinião alfacinha publicada tem uma ressonância superior à sua valia?
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