quinta-feira, 10 de maio de 2007

Um “Novo Olhar” sobre a exclusão social


Na freguesia de S. Pedro, desde Setembro do ano passado, a Comunidade de Inserção da Associação Novo Olhar garante condições básicas de sobrevivência a pessoas sem abrigo ou em situação de exclusão social.

Esta Comunidade tem uma capacidade de acolhimento para 11 adultos e 4 crianças.
O pólo da Figueira da Associação Novo Olhar, responsável por este projecto, que começou a ser preparado em Maio do ano passado, considera “que este espaço nasceu fruto do programa “Progride - Medida 2”, do Instituto de Segurança Social”, que até 2009 vai financiar o projecto.

No espaço, localizado mesmo em frente ao mar, na Praia da Cova, os utentes podem permanecer por um período de 12 meses, prazo que pode ir até aos 18.
Um dos critérios de entrada naquela comunidade é estarem a receber tratamento, uma vez que a maioria dos utentes tem (ou teve) problemas de toxicodependência ou alcoolismo.

Lá dentro, em regime aberto, os utentes desenvolvem todas as tarefas ligadas às lides domésticas, mas recebem também formação com monitores em diversas vertentes como informática, cozinha, economia doméstica e outras actividades ocupacionais, tendo em vista a sua integração futura na sociedade.

A Comunidade de Inserção Novo Olhar, de Setembro último até agora, tem dado um contributo interessante para combater a exclusão social, protagonizando uma forma diferente de encarar estes problemas na Freguesia de São Pedro.

Sem comentários: