terça-feira, 24 de abril de 2007

Dr. Melo Biscaia: Homem tolerante e um verdadeiro democrata


Luis Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia nasceu na Figueira da Foz em 8 de Março de 1928, numa família de filantropos e de homens dedicados à causa pública.
Durante a frequência universitária em Coimbra foi contemporâneo de António Almeida Santos, Ana Maria Biscaia (prima direita) e de Salgado Zenha com quem dinamizava acções de sensibilização democráica, no tempo da ditadura. Foi sua a criação da Secção de Textos da Universidade para proporcionar melhor acesso à bibliografia por parte de estudantes carenciados.
Cumprida a recruta militar em Mafra, foi punido com o castigo de seis meses de desterro para Lagos, no Algarve, devido a ter encenado uma peça de teatro considerada inconveniente ao regime.
Já com escritório de advogado na Figueira militou nos movimentos oposicionistas à ditadura e, por via disso, abandonou, em 1958, o cargo de Vereador da Câmara Municipal para apoiar a candidatura democrática do General Humberto Delgado.
Foi dirigente do Ginásio Figueirense, do Rotary Club da Figueira, dos Bombeiros Voluntários, da Misericórdia-Obra da Figueira e colaborador da imprensa local.
Depois do 25 de Abril, foi membro da direcção local do MDP vindo, mais tarde, a filiar-se no Partido Social Democrata sendo, nessa qualidade, eleito Deputado à Assembleia Constituinte. Em ruptura com Sá Carneiro abandona o PPD e foi um dos fundadores do Movimento Social Democrata com Jorge Sá Borges, José Augusto Seabra e Magalhães Mota.
Foi Subsecretário de Estado da População e Emprego no Governo de Maria de Lurdes Pintassilgo.
Filia-se depois no Partido Socialista, tendo sido Vereador da Cultura e Turismo da Câmara da Figueira da Foz durante dois mandatos. .
Desempenhou o cargo de Administrador não executivo do Hospital Distrital da Figueira por convite do actual Ministro da Saúde, fez parte da Administração do porto comercial da Figueira e, ainda, da Administração da Portucel.
A coerência do Dr. Melo Biscaia é, talvez, o que melhor define o seu carácter. Sem nunca tergiversar nas suas tomadas de posição ao longo da vida, é um verdadeiro democrata de espírito aberto e tolerante. Acredita nos seus ideais, mas respeita democraticamente os dos outros.
Nunca abdicou das suas convicções e foi sempre um defensor da unidade da esquerda no combate ao fascismo.
Recentemente, a sua participação cívica levou-o a fundar e animar o blog Lugar para Todos.

8 comentários:

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Como está no texto, o dr. Melo Biscaia é mesmo um Homem tolerante e um verdadeiro democrata.
Todavia, aquilo que a figura do dr. Melo Biscaia me faz lembrar e associar, não sei bem porquê, é a de um Homem e de um Advogado que gosta da justiça a valer.
Nunca por espírito de vingança.

Mesmo nos seus tempos de militante do PSD, nas sessões de esclarecimento onde era brilhante orador, foi sempre o mesmo democrata tolerante.
Nunca mais me saiu da memória, uma sessão de esclarecimento realizada no Desportivo Clube Marítimo da Gala, com casa cheia, penso que para a campanha para as Constituintes, a que assisti e onde, além de gente do PSD, estavam também pessoas de outros partidos, a calma, o saber e o "calo" político” com que o dr. Melo Biscaia conduziu uma sessão que, para outros, seria o cabo dos tormentos.
Mesmo naquele ambiente um tanto ou quanto tenso, próprio aliás do tempo de “brasa” , conturbado e rico de participação popular na construção do regime democrático saído do 25 de Abril, que enorme lição de democracia deu o Dr. Melo Biscaia...

Anónimo disse...

Tal qual o Dr. Santana Lopes quando cá chegou e andou em candidadtura. Muita gente pensava em comê-lo vivo, mas a sua categoria como orador e democrata, a todos foi demonstrando que estava ali o homeme certo para tão importante lugar e para a enorme tarefa de voltar a pôr a Figueira e seu Concelho no mapa e a encontrara o seu caminho de progresso, modernidade e prosperidade.
Não há dúvida que fazem falta pessoas como o Dr. Melo Biscaia e o Dr. santana Lopes.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

NÃO SE PODE COMPARAR O INCOMPARÁVEL.

NOME RESPEITADO, NA FIGUEIRA E NO PAÍS, O DR. MELO BISCAIA É UM HOMEM DE CAUSAS E DE PRINCÍPIOS, QUE TEM TODO UM PASSADO IMPOLUTO QUE FALA POR ELEL. PONTO FINAL.

O QUE SE SABE DO DR. SANTANA LOPES NÃO É NADA DISSO. FAVORECE OS AMIGOS, COLOCA-OS EM DISTINTOS LUGARES PAGOS PELA NAÇÃO, PROMOVE AQUELES QUE LHE OLEAM O EGO. É INCULTO, INCOMPETENTE E ATÉ CHEGA A SER VULGAR. PORÉM, CONHECE AS FRAQUEZAS HUMANAS, E A NATUREZA DOS QUE NASCERAM PARA A SERVIDÃO. NINGUÉM LHE PODE NEGAR A ASTÚCIA NEM UM CERTO BRILHANTISMO DE CORETO.
COMETE ERROS, SOBRETUDO, PORQUE NÃO OUVE OS MAIS AVISADOS DOS SEUS AMIGOS....
PREFERE ESCUTAR OS MERCENÁRIOS ASSESSORES INÚTEIS...
PONTO FINAL.

Anónimo disse...

Há uma rara qualidade no Dr. Biscaia: não procurou riqueza material além dos seus proventos profissionais e nunca abdicou da sua concepção ética e humanista.
Foi um gosto ter trabalhado com ele, durante a sua passagem pela Cãmara.

Anónimo disse...

Duas pequeninas correcções:
Nasceu a 08 de Março 1928 e não a 28 Março. O seu partido, nesse tempo era PPD e não PSD.

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Muito obrigado pelas precisões.

Luis Melo Biscaia disse...

Caro Amigo:
Só hoje o meu filho Pedro me informou do que sobre mim escreveu no seu blog.
E apresso-me a vir agradecer-lhe as suas imerecidas palavras, que tiveram o condão de me emocionar sobretudo pela lembrança de um passado já longínquo, em que fiz o que me foi possível na luta pela liberdade e democracia, em que o meu prezado amigo também colaborou valiosamente.
Também aproveito este espaço para penhoradamente agradecer à Rosália Silva as suas tão amáveis referências.

Anónimo disse...

Exmos Familiares do
Dr. Luís Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia

A família de António Pedro Ferreira Biscaia, oriunda de Cernache do Bonjardim, vem apresentar um voto de pesar pelo falecimento do seu ente querido Pai Dr. Luís Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia e honrar a sua vida em obra, documentada em tantos e lindos textos, juntando-se nesta hora a vossa dor.