quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Primeiro dia de aulas


Na Escola Primária da Cova-Gala, as aulas a sério começaram hoje, a partir das 8 da manhã. Ontem, tinha sido a apresentação.

Por todo o País, mais de um milhão e meio de alunos, do pré-escolar ao secundário, regressam à escola até ao final da semana.
Este ano lectivo fica marcado por algumas mudanças. O prolongamento do horário das escolas primárias é uma das novidades. A medida generalizada oferece às crianças duas horas diárias de actividades extracurriculares.
Mas este ano lectivo fica também assinalado pelo encerramento de centenas de escolas primárias. Poucos alunos, níveis elevados de insucesso ou más condições, foram as razões apontadas pela tutela e pelos municípios, para o encerramento das portas de cerca de 20% das escolas primárias do País.
Todas as escolas primárias vão estar obrigatoriamente abertas até às 17.30, para que os alunos beneficiem de estudo acompanhado e outras actividades extracurriculares. A obrigatoriedade de as escolas primárias alargarem o seu horário de funcionamento até às 17.30 - a maioria fechava às 15.00 - visa permitir que os alunos frequentem actividades extracurriculares, "como o estudo acompanhado, o inglês ou o desporto escolar".

(Um trabalho de PEDRO CRUZ)

2 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Agostinho investigue o que se passa na pré-primária da Gala onde aceitam meninos de 3 anos alguns até de fralda fazendo concorrência ás creches da zona só com fins de agradar á clientela e angariar mais algum....
Talvez o Tótó da lota que sabe tudo explique....

Anónimo disse...

ò Tó, tu sabes? não posso acreditar! então um homem tão educado,Sério, e tudo de que á memoria, sabe disto e nãoi diz nada?
Hó Tonito, Atão agora é que é!!
O que vão dizer as pessoas?
Olha eu já não vou mais botar o loto na tua loja!
Bem feito, atão o que vão dizer aqueles comunistas, da Cova homem?
estás desgraçado se é verdade, verdadinha.
Luis do Mole