quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Orientação em São Pedro

A Orientação – conhecida como “o desporto da floresta”, entre outras designações – é um desporto para todos e para toda a vida. Novos e menos jovens, mulheres e homens, em competição ou lazer, todos podem usufruir das florestas de uma forma responsável.
A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já mais de 100 anos de existência enquanto desporto organizado. Com efeito, terá sido em Bergen – Noruega, no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são, ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, os “5 dias da Suécia”, com um número recorde de 25000 participantes.
Em Portugal, a modalidade é tutelada pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos (actualmente com 2 mil praticantes federados e mais 5 mil praticantes regulares não federados).
A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.
Em Setembro vamos ter provas na nossa Freguesia.

Vai realizar-se a prova de orientação pedestre a contar para o ranking regional norte.
Organização: Ginásio Clube Figueirense
Sábado, 16 de Setembro de 2006
Domingo, 17 de Setembro de 2006

As inscrições deverão ser enviadas preferencialmente para inscricoes.gcf.orientacao@gmail.com Poderão também ser enviadas para o fax: 233 414 650, contacto 967640059
A Cerimónia da entrega de prémios será realizada na zona do evento (junto do secretariado).
Se as condições atmosféricas não forem favoráveis, realizar-se-á no Mercado de S. Pedro.

(Um trabalho de PEDRO CRUZ)

3 comentários:

Anónimo disse...

Só faltava mais estes betos a dar cabo da floresta e das dunas. Para fazer limpezas não aparece ninguém.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Uma pessoa que passe do Orbitur para sul tem como atractivo o parque escutórico portuga-covagalense. è só lixo dependurado nos pinheiros, ou já são as marcações para a prova de corta-mato orientado que aí vem?
O Dr. Agostinho devia fazer uma campanha de sensibilização democrática de limpeza das matas. Assim uma espécie de tira-macacos-do-nariz ou de depilação assistida. Quer dizer, com assistência.
Para isso chamava cá o camarada jerófimo da cousa que é grande especialista, educador, lider e pedadgogo.
Dizia logo como se havia de fazer.
Naturalmente a receita era "à moda de Setubal". Olarilas!