quinta-feira, 18 de maio de 2006

Segundo o Diário as Beiras: lá para o fim do ano abastecimento de água vai melhorar em São Pedro



”O sul do concelho vai, dentro de um ano, passar a ser abastecido através da margem norte. A obra prevê o atravessamento do leito do rio por duas condutas.A adjudicação da obra de reformulação do abastecimento de água ao sul do concelho da Figueira da Foz, através da travessia do Rio Mondego, foi aprovada pela câmara municipal – com quatro votos contra, do PS. Os vereadores da oposição opuseram-se à empresa proposta pela Águas da Figueira por considerarem que “o ajuste directo não está fundamentado” e porque “a empresa escolhida para fazer a obra participou na elaboração do projecto”.De acordo com uma técnica camarária, a opção pelo ajuste directo fica a dever-se à particularidade desta intervenção e ao equipamento muito específico que será necessário utilizar para a sua concretização.Por seu lado, o presidente da câmara defendeu que a abertura de um concurso internacional, como o PS propôs, iria “atrasar esta obra entre 3 a 5 meses”.
Condutas a 12 metros de profundidade
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Rodrigues da Silva, da Águas da Figueira, adiantou que esta é uma obra orçada em cerca de 800 mil euros, estando prevista a colocação, não de uma, mas de “duas condutas, por questões de segurança”. Ainda de acordo com a administração da empresa concessionária, “as condutas, com 400 milímetros cada uma, atravessarão o leito do Rio Mondego e ficarão colocadas a cerca de 12 metros de profundidade”.As condutas serão colocadas no rio, junto à Estação dos Caminhos de Ferro, e irão sair na margem Sul, perto do barracão que o executivo de Santana Lopes adquiriu para instalar uma discoteca.Rodrigues da Silva adiantou que o objectivo é que esta obra esteja concluída “em Outubro ou Novembro deste ano”, de modo a que o sul do concelho seja abastecido de água no início do próximo ano. Para aquele responsável, “esta é a obra mais importante” realizada pela empresa concessionária dado o seu “grau de dificuldade”.Refira-se que, para dar seguimento a esta adjudicação, será ainda necessário aguardar pela autorização do Instituto Portuário de Transportes Marítimos (IPTM).”

9 comentários:

Anónimo disse...

é desta que vamos levar a água ao moinho?

Anónimo disse...

(IPTM)outra vez estes? o simão é muito amigo deles veem tudo da mesma cor...
só espero que não seja como o portinho...
sem problemas...

Anónimo disse...

Falta o necessario comentario do blog a tão BOA noticia.
Alguns pormenores:- 1-A oposição é contra, logo é responsável pelo atraso.
2-A Empresa do projecto foi escolhida para fazer a obra.
3-Ajuste directo=fuga a.....normalmente são feitos à medida dos bolsos de alguns.
4- Quem é que tem medo dos concursos públicos, nacionais ou internacionais?
Respeitem as leis CORJA DO CARAGO.
5-Qual é o problema de alguns meses de atraso? Nós bebemos água vinda do sul há quasi dois séculos e ainda cá estamos.
6- AINDA FALTA a autorização do Instituto Portuário de Transportes Marítimos (IPTM)= Está garantido o BODE "RESPIRATÒRIO" se a obra não for feita.
AH...É este tipo de serviço que é considerado relevante por parte da comunicação social que temos cá no burgo dos Figueirenses, FIGUEIRINHAS e a fins.

Anónimo disse...

"Por seu lado, o presidente da câmara defendeu que a abertura de um concurso internacional, como o PS propôs, iria “atrasar esta obra entre 3 a 5 meses”.
Então Sr. Diretor do Diário das Beiras - Não era preciso ouvir a Oposição para conhecer os seus argumentos por não terem votado tão BOA noticia? - Vão ficar com o ónus de serem uns irresponsáveis que nem sabem sequer votar as coisas BOAS, como manda o figurino dos DOMESTICADOS?

Anónimo disse...

Dr. Agostinho:
Se o xenhor fizexe o favor de acertar o relojio que companha o xeu blogui não era melhor?
Xenão a jente nem sabe a quantas andamos.
Vá lá...

Anónimo disse...

amigo bakunine:

explica la o que há para acertar...

Anónimo disse...

Oh,... lá...lá!!!!
Bakunine, será que vislumbro uma tentativa de influenciar o bloguista para o uso do "Lapis Azul"?
Não se pode indagar o quarto poder?
Oh, ... lá ...lá!!!!
Agostinho, a unica certeza é de que o relógio está certissimo!
O qu é que há para acertar?
Oh, ...lá...lá!!!!

Anónimo disse...

Boa notícia. Já há muito que o sul merecia água de melhor qualidade e com mais pressão.
Esperemos que as obras decorram bem e depressa.
Em relação ao relógio, convem não esquecer que muitos dos nossos amigos estão nos E.U.A. e o horário é diferente.
Será que é o caso do amigo bakunine?
Se for, um abraço para o pessoal de lá.

Anónimo disse...

Caro BAKUNINE. comentários destes só existem porque o meu amigo além de BURRO(porque não sabe escrever)é daqules que lhes doi.Mas DOI COM "D" Grande.Mas vou-lhe dizer uma coisa interssante:um BLOG como este vai dar cabo da carola a BURROS como um Tal "BAKUNINE". Doi muito, dizer as verdades e também ouvir os comentários de pessoas que só através de blogs como estes podem dizer o que sentem.
Mais uma vez António, não te deixes enrolar por estes oportunistas, e muita coragem, porque como disse aí à dias a LUTA VAI SER TITÂNICA.
ABRAÇO ZÈ TAMBORIL