sábado, 20 de maio de 2006

Lembranças ...


Há pequenos pormenores, que por serem tão óbvios, passam despercebidos...
Ao ver os Infantis do Cova- Gala a competir na fase final do distrital, lembrei-me da minha meninice.
Lembrei-me dos terríveis jogos da Gala contra a Cova (que raramente chegavam ao fim, pois pelo meio aconteciam, não raras vezes, cenas de pancadaria feia, com pedrada e tudo...), disputados nos quintais, ou no campo de solão que a Terpex destruiu.
Lembrei-me da água fresca, cristalina e pura do poço do T´Zé Maia, meu bisavô, que bebíamos pelo balde a seguir às terríveis pugnas futebolísticas.
Lembrei-me de alguns dos parceiros das “futeboladas de pé descalço”.
Alguns, que por terem trilhado os difíceis caminhos da emigração, vejo de quando em vez, outros porque já partiram para outra dimensão, recordo com saudade.
Recordo os putos que nós então éramos!...
O Xixão, o Luís Rodesiano (o parte traves), o Luis da Tininha Rata, o Quinito, o Tó Tainha, o Alfredo da Ló, o Miquelique, o Manel Vidal, o Zebras, o Marinel, o Bolacha, o Zé Luís Pata, o Capela, o Tó Luís São Marreca, o Laranja, o Zé da Cabaça, o Calhau, o Zé Minas, os Ratos, os Bicos, o Zé Elisio, o Luisito Pata, os Sapateiros, o Rogério Bicho, o Zé Virgilio, o Guilherme, o Zé Adelino (o Mike), o Zé Cravo, O Zé Pedro Bio, o Steel, o Lebre, os Pocinhas, o Tó da Maia... e tantos , tantos outros!...
Para nós, na altura, o resultado, ainda que o jogo não contasse para nada, era mais que importante: era fundamental. Era uma questão de honra! ...
A rivalidade era terrível! ...
O que estava em causa era a Gala! ... O que estava em causa era a Cova! ....
Hoje, os putos da Cova e da Gala jogam juntos.
Têm um Clube comum – o Grupo Desportivo Cova-Gala .
Têm uma bandeira para dignificar, promover e divulgar – a Freguesia de S. Pedro.
Trinta e muitos anos depois, os putos da minha Terra do século XXI, têm outros horizontes.
Aprenderam que o desporto pode ser uma lição de vida.
Ensina a vencer.
Mas também pode ensinar a perder.
Mais ainda: pode cimentar uma fraterna união.
Daí, ser muito importante a obra que, desde 1977, os carolas que têm passado pelas Direcções do Grupo Desportivo Cova-Gala têm realizado.
Eventualmente, sem se aperceberem da verdadeira dimensão do seu trabalho, realizaram uma obra exemplar.
Promoveram o desenvolvimento físico, saudável e harmonioso, de crianças que não tinham outras alternativas para praticar desporto.
Mas, talvez mais importante do que isso, que já não era nada pouco, ajudaram a preparar largas dezenas de putos para as agruras vida.
Formaram Homens.

5 comentários:

Anónimo disse...

E ainda....O Ferreira, o Toninho Lebre, o Baló, o Linito, o Domingos Marçal, o Tó da Manca, o Zé-Tó, o Zé Lima, o Bertier, o Imaginário, o Castro.
Eram cenas dignas do Farwest.:)

Anónimo disse...

bons velhos tempos...

Anónimo disse...

É por estas e por outras que esta colectividade é a mais importante da nossa terra ...
De lembrar o péssimo terreno de jogo...uma autentica pedreira ...
Talvez alguém poderia fazer alguma coisa para inverter isto...
Pena é fecharem os olhos a isto ,desses tempos para cá algumas coisas mudaram e ainda bem ...mas quanto ao terreno de jogo...!!!!!!

Anónimo disse...

Recordo-me que em 1975/1976 por detrás desta casa ou aí muito perto,andei numa de construir e a recuperar casa para os mais necessitados, chamava-se a estas coisas, uma coisa muito parecida como PREC.
ZÉ TAMBORIL

Anónimo disse...

Ola, so Nuno Ferreira de Bruxelas. Estou a procura do Quinito que foi nadador salvador na praia da Figueira no principio do anos 80 acho eu. Ele era pescador, da Cova Gala e foi um grande amigo da nossa familia. Alguem pode ajudar me a entrar em contacto com ele sff ? Muito obrigado. Nuno Ferreira, nuno@skynet.be, 0032485552590